ASN AL
Compartilhe

Espaço Sebrae apresentou caso de sucesso de empreendedorismo social no Trakto Show

Moradigna nasceu para ofertar obras e reformas em lares com condições de insalubridade em três estados brasileiros.
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

É possível resolver problemas sociais através do empreendedorismo. O número de negócios de impacto social e ambiental segue crescendo. E um case de destaque desse nicho foi apresentado na palestra ‘Empreendedorismo Social’, no Espaço Sebrae, no último dia do Trakto Show, neste sábado (20), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Na oportunidade, o empresário Matheus Cardoso, apresentou o case da Moradigna, negócio de impacto social na área de habitação.

O empresário, que é técnico em edificações, graduado em Engenharia Civil, mestre e doutor em inovação social, fundou a Moradigna a partir da percepção de como as pessoas – incluindo a própria família – viviam em lares insalubres na Zona Leste de São Paulo, região que sofre com enchentes e inundações.

“O empreendedorismo social parte desse princípio de resolver problemas, também, de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade. Foi diante da situação da minha mãe, da minha família, vendo minha mãe tentando salvar as coisas e pedindo desculpas como se aquilo fosse culpa dela. Vi que temos oportunidades de resolver problemas pelo empreendedorismo social”, afirma Matheus Cardoso.

A Moradigna atua, há três anos, com a oferta de pacotes para reforma de casas com qualidade e segurança. Um desses pacotes é o ‘reforma express’, que oferece mão de obra, materiais e gestão da obra com facilidade de pagamento e baixíssimo custo para moradias em situação precária.

De acordo com Matheus Cardoso, a maioria das residências atendidas são encontradas com gambiarras, obras inacabadas, residência com pouca iluminação, com muita umidade e mofo nas paredes, além de pessoas com problemas de saúde, por conta do ambiente. O empresário lembra que o que garante a lucratividade do negócio são os processos bem alinhados e, acima de tudo, a empatia.

“O primeiro processo é relacionado à empatia. Os pedreiros são quem trabalham diretamente com essas famílias. Por isso, apresentamos a eles a história de cada uma das famílias que eles irão atender, além da lista de material e do escopo da obra”, ressalta.

Outro aspecto trabalhado na empresa é a agenda ESG, que aborda a governança ambiental, social e corporativa. “Esse é um tema importante. É uma questão que os bancos irão começar a considerar antes de liberar crédito para as micro e pequenas empresas. O resíduo da sua loja é reciclado? O resíduo dos seus fornecedores é reciclado? São questões que serão levadas em consideração”, frisa Matheus Cardoso.

O empresário ainda lembrou que todos os recursos que a empresa ganha com palestras são revertidos para obras e reformas em lares de pessoas que não podem pagar. A Moradigna já impactou mais de 2,5 mil pessoas com mais de 800 moradias reformadas em municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.

Trakto Show

O Trakto Show é realizado pela Trakto, com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Senai, Prefeitura Municipal de Maceió e Governo do Estado de Alagoas, Parque Shopping Maceió, Cesmac, Além do Conhecimento, CI Viagem e Intercâmbio, Bem Natú, Organização Arnon de Mello, Barulhinho Bom, Yazo, Revolução Digital, Café do Sobrado e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O evento ainda conta com o apoio da Livraria Leitura e Instituto Agda Bianco.

  • empreendedorismo social