O último dia do Espaço Sebrae no Trakto Show, neste sábado (20), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, também ficou marcado pela palestra ‘Empreendedorismo na Quebrada’, apresentada pelo designer, educador, produtor cultural e afroempreendedor, Will da Afro, criador da marca Afroperifa, mostrando como desenvolveu sua marca focada em moda afro e empoderamento preto.
Will é do bairro de Perus, na zona noroeste de São Paulo, criado a partir da instalação de uma fábrica de cimento que levava o mesmo nome. Lá, ele desenvolveu sua marca e o Coletivo ‘Afronte Empodere-se’, que promove moda, política e arte através de intervenções e desfiles.
“Perus tem diversas problemáticas como qualquer outro território. Só que lá, o pessoal diz que somos diferentes na questão da organização cultural do bairro. Com o coletivo, construímos uma nova narrativa, discutindo questões sociais e a nossa identidade negra, o dia a dia do negro e das pessoas da periferia”, afirma.
Foi a partir do coletivo que Will criou, em 2017, uma marca de roupa, a Afroperifa, empresa de moda urbana da periferia que trabalha as identidades pretas para promover a autoestima e o empoderamento ao público preto e periférico. A marca trabalha e engaja profissionais do próprio bairro, entre eles, costureiras, fotógrafas, designers, artistas e modelos.
A Afroperifa já lançou coleções exclusivas para crianças e pessoas LGBTQIAPN+, abordando também a inclusão e a diversidade no bairro e em todo o País. A marca também já realizou intercâmbio para a concepção de coleções com artistas da África do Sul, além de ações, sprints e desenvolvimento de produtos com marcas como Vult, O Boticário e C&A, atuando, ainda, com produtos no metaverso. Atualmente, a Afroperifa vende para todo o Brasil.
“Nós somos muito mais do que uma marca, muito mais do que vender roupa. Nós continuamos a acreditar que estamos mudando vidas, muito mais do que uma marca”, conclui Will.
Trakto Show
O Trakto Show, realizado pela Trakto, conta com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Senai, Prefeitura Municipal de Maceió e Governo do Estado de Alagoas, Parque Shopping Maceió, Cesmac, Além do Conhecimento, CI Viagem e Intercâmbio, Bem Natú, Organização Arnon de Mello, Barulhinho Bom, Yazo, Revolução Digital, Café do Sobrado e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O evento ainda conta com o apoio da Livraria Leitura e Instituto Agda Bianco.

