ASN AL
Compartilhe

Equipes de Alagoas no Desafio Liga Jovem recebem homenagem do Sebrae

Estudantes do Ensino Médio chegaram à semifinal e à final do evento realizado em São Paulo
Por Iracema Ferro - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

As duas equipes femininas de estudantes secundaristas que representaram Alagoas na semifinal e final do Desafio Liga Jovem, em São Paulo, no mês passado, foram homenageadas pelo Sebrae na manhã desta terça-feira (18). Elas estiveram entre os 100 grupos de todo o Brasil selecionados para apresentar suas soluções para problemas detectados dentro das escolas ou na comunidade em que estão inseridas. A equipe Callíope foi uma das campeãs, dentre os seis grupos que vão participar de uma imersão em Madri, na Espanha.

O Desafio contou com a inscrição de mais de 1.200 equipes de todo o Brasil, que apresentaram projetos de base tecnológica, com ações práticas (dispositivos, sites, aplicativos ou outros meios digitais) para questões das mais diversas áreas. Alagoas foi representada pelo grupo Paquitas, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Arapiraca , com o ARAsaúde, um aplicativo para otimizar o direcionamento de pacientes para as unidades que atendem o SUS no município. As integrantes do Callíope, do Colégio Marista de Maceió, criaram o protótipo de um aplicativo, que leva o nome da equipe, para ajudar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a interagir e se comunicar melhor na comunidade escolar, contribuindo com seu desenvolvimento integral, projeto que garantiu a viagem para à Espanha.

Silvia Chamusca, gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas, destaca que os dois grupos foram selecionados entre as 23 equipes alagoanas que inscreveram seus projetos e que, ao todo, 91 estudantes foram impactados em todo o Estado.

“Nós parabenizamos o empenho das equipes alagoanas, que estão inspirando outros estudantes a participar da próximas edições, e agradecemos às famílias, que confiaram no Sebrae Alagoas para que suas filhas pudessem participar do evento em São Paulo e agora esta viagem internacional”, avalia.

Vinícius Lages, diretor Superintendente do Sebrae Alagoas, destaca a pertinência dos trabalhos, que apresentaram pertinência com os desafios enfrentados nos tempos atuais, cada vez mais desafiadores, complexos e cheios de incertezas. “As duas equipes abordaram assuntos importantíssimos. Eles demonstraram que os estudos avançaram e apontam que as pessoas, mesmo com atipicidades, podem e devem ser incluídas e que elas podem se desenvolver, como bem mostrou a equipe Callíope. Por outro lado, o ARAsaúde vem na tendência de entender a jornada do paciente, conciliando com a dinâmica das unidades de Saúde. Estímulos como o Desafio Liga Jovem aceleram o processo de empreendedorismo, que tem sido essencial para a solução de problemas”, defende.

Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae, destaca o futuro empreendedor das jovens estudantes. “São dois produtos bem interessantes, um voltado para a inclusão de pessoas com o espectro do autismo para extrair o que elas têm de melhor, e o outro para trazer soluções para o SUS, o que também representa um grande ganho para a sociedade. Jovens buscando soluções mostra que é possível formar pessoas para uma sociedade mais produtiva”, assinala.

As duas equipes enfrentaram dificuldades distintas para participar do desafio. Enquanto as Paquitas, formado por Allana Ataíde, Renata Neres, Maria Catielly dos Santos, Amanda Lima e Júlia Vitória Silva, participaram, em 2022, da disciplina de Desenvolvimento de Aplicativos ministrada pelo professor Tarsis Marinho, que foi o tutor da equipe, pensando e criando o aplicativo ao longo do ano. A maior dificuldade foi montar o pitch, ou seja, uma descrição do produto e como ‘vendê-lo’ em um tempo definido. Já a equipe Callíope, após definir as integrantes, teve o desafio de desenvolver do zero tanto a ideia quanto o aplicativo. Depois de lerem artigos, realizarem pesquisas e finalmente decidirem o que iriam fazer, elas definiram o produto e um amigo criou a programação do protótipo. O grupo é formado por Ariana Sposito, Ana Clara Lopes, Luísa Lins, Júlia Silveira e Alice Rocha e coordenada pela estudante de Arquitetura Amanda Lopes

“Foi muito emocionante ver que nosso esforço valeu a pena e que nosso projeto ficou entre os seis melhores do evento e agora nossa expectativa é a viagem para a imersão em Madri”, resume Ana Clara Lopes. A equipe alagoana embarca rumo à Espanha no dia 2 de junho e a imersão terá duração de uma semana, acompanhadas por Silvia Chamusca.