ASN AL
Compartilhe

Equipe do Sebrae realiza imersão para fortalecer ações de desenvolvimento regional

Roteiro das visitas técnicas incluiu municípios do Agreste e do Sertão de Alagoas, promovendo intercâmbio interno entre colaboradores
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Com o objetivo de promover uma troca de experiências entre os analistas e aprofundar o entendimento sobre os projetos em andamento no interior do estado, a equipe da Unidade de Competitividade Setorial (UCS), do Sebrae Alagoas, realizou nos dias 3 e 4 de abril, uma visita técnica a municípios alagoanos do Agreste e do Sertão.

Acompanhada pelo diretor-superintendente da instituição, Domício Silva, as visitas promoveram um intercâmbio interno entre os colaboradores em torno das ações que priorizam o desenvolvimento local. Segundo ele, esse tipo de expedição é fundamental para integrar as equipes e fortalecer a atuação da instituição em todo o estado.

“Posso dizer que essa é a melhor homenagem que se pode fazer às ações do Sebrae. É importante a gente entender o processo, a jornada que envolve nossa missão. Alguns colaboradores aqui eu conheço mais, outros estou tendo contato agora, mas isso é muito bom para nos aproximar, dar liberdade de sugerir, solicitar e até corrigir rumos. Para mim, tem sido muito enriquecedor”, destacou Domício Silva.

A programação começou na manhã de quinta-feira (3), com a saída de Maceió rumo a Arapiraca, onde o grupo conheceu um produtor de camarão que também preside a associação local da atividade e é atendido pelo Sebrae. Em seguida, a equipe seguiu para o município de Pão de Açúcar, onde visitou o Mirante do Cristo e almoçou em um ponto turístico da cidade.

A tarde da quinta-feira foi dedicada a uma visita à Ilha do Ferro, distrito reconhecido internacionalmente pelo artesanato autoral, onde os analistas puderam conhecer de perto a realidade e as demandas dos artesãos. A localidade é atendida pelo Sebrae com diversas ações, envolvendo várias unidades.

“Como gestora do Programa de Artesanato do Sebrae, venho com frequênica ao Sertão, principalmente à Ilha do Ferro, e posso afirmar que o trabalho realizado junto aos artistas populares mudou a realidade local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, informou a analista Marina Gatto.

No fim do dia, o grupo seguiu para Delmiro Gouveia, onde pernoitou. Já na sexta-feira (4), a programação incluiu uma reunião com os colaboradores da sede do Sebrae em Delmiro, seguida de uma visita a um produtor rural instalado às margens do Canal do Sertão.

Para encerrar a imersão, o grupo almoçou em um equipamento turístico localizado entre os municípios de Olho d’Água do Casado e Piranhas, retornando para Maceió em seguida. O turismo é uma atividade econômica em ascensão no interior do estado, principalmente na região ribeirinha do São Francisco.

A iniciativa reforça o compromisso da UCS com o desenvolvimento de ações mais integradas e sensíveis às realidades locais, fortalecendo o papel do Sebrae como agente de transformação nos territórios alagoanos.