ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas apoia 1º Festival de Cinema de Arapiraca

Além das mostras, o evento trará oficinas técnicas, palestras e painéis sobre o cinema local e nacional
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Com a missão de promover o cinema brasileiro, por meio de reflexões acerca da democratização do acesso e os desafios da produção independente nordestina, alagoana e arapiraquense, o 1º Festival de Cinema de Arapiraca traz uma programação gratuita e diversificada.

Promovido pela Associação dos Artistas de Massaranduba (AAMA), Prefeitura de Arapiraca e Projeto Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (Navi), o Festival recebe o apoio do Sebrae Alagoas. O evento teve início no último sábado (21) e seguirá até o próximo domingo (29) em vários pontos da cidade, além de disponibilizar atividades on-line.

Divulgação

O Sebrae participa com membros no júri nas mostras e também oferta uma programação de oficinas e palestras. A primeira delas, sobre ‘Crítica Cinematográfica’, foram realizadas nos dias 21 e 22, na Casa da Cultura de Arapiraca, ministrada pelo professor, compositor, músico, crítico de cinema, produtor cultural e cineclubista alagoano Chico Torres.

O crítico buscou transmitir práticas de escrita através de um desenvolvimento mais aprofundado de análises fílmicas. A oficina se desdobrou em dois segmentos: abordagem dos aspectos históricos e formais do cinema; e recursos técnicos específicos.

A segunda oficina, ‘Produção de Filmes de Baixo Orçamento’, apresentada pelo produtor, roteirista, diretor, ator e diretor de fotografia da Araweté Filmes, Antônio Fargoni, teve início na última terça-feira (24), no Sebrae Arapiraca. Esta oficina ocorre até hoje (26) e aborda os métodos do Cinema Instantâneo e as técnicas utilizadas a partir dos filmes realizados.

A programação ainda conta com a reunião do Fórum do Audiovisual de Arapiraca, com a pauta: os desafios da produção audiovisual do Interior Alagoano, na sexta (27), às 14h, no auditório do Arapiraca Garden Shopping, reunindo realizadores e profissionais do audiovisual de Alagoas com foco no interior.

Já a programação de palestras e painéis, também realizadas no Auditório do Arapiraca Garden Shopping, terá início no mesmo dia, às 15h30, com a palestra ‘Inovação para Projetos Audiovisuais para TV e Streaming’, apresentada por Luciana Dias, que falará sobre sua experiência com projetos inovadores para o mercado audiovisual a partir da sua experiência como executiva da TV Bandeirantes.

No sábado (28), a partir das 14h, será a vez do painel ‘Perspectivas para a Produção de Cinema Independente Brasileira’, com as participações de Rafael Sampaio (BrLab), André Araújo (NordestLab) e Marcos Pieri (Raccord produções), que discutirão sobre a produção do cinema independente brasileiro e as perspectivas de mercado para os próximos anos.

Por fim, às 15h30, será realizado o painel ‘Processo Criativo e de Produção do Filme “Madalena”, de Madiano Marcheti’. ‘Madalena’ é um filme brasileiro lançado em 2021 e que fez sucesso em festivais no Brasil e exterior. Marcos Pieri, um dos produtores do filme, contará como foi o processo de produção, da criação até seu lançamento.

Mais sobre o Festival

O 1º Festival de Cinema de Arapiraca conta com três mostras competitivas: Mostra Navi, Mostra Nordeste e Mostra Brasil; além de duas não competitivas, a infantil e a itinerante. A seleção do festival contou com mais de 1.500 produções inscritas. Ao todo, foram selecionadas 43 produções audiovisuais oriundas de 13 estados brasileiros.

Mais informações e detalhes da programação podem ser acessados neste endereço eletrônico: https://festivaldecinemadearapiraca.com/home/

Festival de Cinema de Arapiraca divulga filmes selecionados com programação gratuita
A oficina visa apresentar o método do Cinema Instantâneo e as técnicas utilizadas a partir dos filmes realizados. O Cinema Instantâneo (CI) surge da intenção de aproximar profissionais e interessados no âmbito audiovisual para que juntos realizem um cinema prático e de baixo custo.
festivaldecinemadearapiraca.com
.

O festival é uma realização da AAMA, Navi, Prefeitura de Arapiraca, produção de Arte Camaleão, Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), recursos da Lei Aldir Blanc, com o apoio do Sebrae Alagoas, Filmes de Bananola e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

  • Arapiraca
  • Cinema
  • festival