“Se eu pudesse dar um conselho para outras mulheres, seria: nunca tenham medo de começar”. Essa é a mensagem de Tatiana Nascimento, engenheira de petróleo e produtora rural do município de Penedo, que transformou sua conexão com o campo em um negócio inovador, a empresa Coco Bom. Especializada na produção de gelo saborizado de água de coco com frutas, como a pitaya, e na comercialização da própria água de coco, ela é um exemplo de como o empreendedorismo pode mudar vidas, aliando inovação e tradição no segmento agro.
Aos 16 anos, Tatiana deixou sua cidade natal para estudar Engenharia de Petróleo em Aracaju, Sergipe. Mesmo formada e atuando na área, sempre manteve sua conexão com o campo, herdando essa paixão dos seus avós. Para ela, a propriedade da família sempre foi um símbolo de história e memória afetiva.
Antes de se tornar um negócio estruturado, o local era apenas uma plantação com mais de mil pés de coqueiros utilizada como pastagem para gado, sem aproveitamento comercial. Tudo começou com seu avô, que mantinha o terreno, mas sem direcionamento produtivo. Foi só após um período de luto, na pandemia, que Tatiana começou a empreender e transformou a paixão em profissão.
“A mudança aconteceu quando minha avó adoeceu e voltei para Penedo para cuidar dela. Pouco tempo depois minha avó se foi, e esse período nos ensinou muitas coisas, entre elas, a importância de estar perto de quem amamos. Eu senti a necessidade de estar ali, próxima dos meus pais, do meu avô e de minhas raízes”, conta Tatiana.
Foi nesse contexto que surgiu a ideia de empreender. Seu pai começou a vender água de coco, mas de forma simples e informal, reutilizando garrafas PET para comercialização. Inicialmente, era uma atividade extra, um complemento de renda, que logo se mostrou uma grande oportunidade de negócio.
Em três anos, a empreendedora padronizou a produção de água de coco, criou embalagens, rótulos e formalizou a marca. “Hoje meu pai não está mais envolvido diretamente no negócio, mas a empresa segue crescendo, fornecendo água de coco para supermercados, eventos e dois institutos federais através do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, destaca Tatiana.
Gelo Saborizado
Apostando em inovação e criatividade, a Coco Bom expandiu sua atuação para a produção de gelo saborizado. A ideia surgiu ainda durante a pandemia quando as pessoas começaram a fazer comemorações em casa e produzir seus próprios drinks. O gelo saborizado de pitaya e kiwi foi criado como uma opção prática e versátil para quem gosta de preparar bebidas em casa, e hoje é carro-chefe da empresa.
O sucesso foi tanto que Tatiana iniciou sua própria plantação de pitaya. “Inicialmente, planejamos utilizar pitaya como base, pois quando está na safra, o preço é excelente. No entanto, fora da temporada, o valor sobe bastante. Foi então que decidimos plantar a fruta. Um amigo do meu pai já tinha experiência no cultivo e conseguimos algumas mudas para testar. Fizemos os primeiros experimentos e funcionou muito bem, hoje não precisamos mais comprar pitaya, pois toda a nossa demanda é atendida pela nossa própria plantação”, explicou.
Atualmente a propriedade de Tatiana conta com cerca de 400 pés de pitaya que são utilizados 100% para produção e comercialização dos gelos saborizados. Tatiana já planeja ampliar a linha de produtos da Coco Bom. “Estamos estudando a possibilidade de lançar uma linha de sucos naturais, testando combinações como graviola com pitaya e maracujá, que acreditamos ter grande potencial no mercado”, conta.
Sustentabilidade e inovação no cultivo
Além de inovar nos produtos, Tatiana implementou um modelo sustentável na Coco Bom. “Nós realizamos adubação orgânica e reaproveitamos 100% dos resíduos do coco. As fibras e cascas são transformadas em adubo, retornando para os coqueirais e fortalecendo nossa produção de forma ecológica”, explica Tatiana.
A sustentabilidade se tornou um dos pilares do negócio, assim como a busca constante por novas oportunidades para crescer e fortalecer a marca no mercado. “Aqui eu sou realizada. Voltar para o campo me permitiu resgatar minhas raízes e construir um futuro promissor para minha família e para o nosso negócio. Hoje, cada coco colhido carrega não apenas um produto de qualidade, mas também uma história de reconexão, propósito e transformação. Nosso objetivo agora é continuar expandindo e inovando, trazendo novidades para o mercado e fortalecendo ainda mais a Coco Bom”, ressalta Tatiana.
Empreendedorismo Feminino e o Sebrae Delas
De engenheira de petróleo a empreendedora, Tatiana Nascimento passou por vários desafios até conseguir estruturar a Coco Bom. Durante esse processo, o Sebrae Alagoas foi um grande parceiro, auxiliando desde o plano de negócios até todo o suporte na formalização da empresa.
“O Sebrae foi essencial desde o início. Eles realmente pegaram na minha mão e me guiaram.Tivemos apoio na estruturação da empresa, elaboração do manual de boas práticas, capacitação dos funcionários e orientações específicas para o setor de alimentos. O Sebrae esteve presente em cada etapa, seja com certificações, registros ou na participação em eventos”, pontuou.
Hoje, Tatiana faz parte do projeto Sebrae Delas que reconhece, impulsiona e acelera a trajetória de mulheres empreendedoras. “A Érica, gestora do programa, sempre nos apoiou, nos convidando para capacitações e feiras. Sem dúvida, o Sebrae foi fundamental para o crescimento e profissionalização do nosso negócio”.
Representando a força da mulher no agro, Tatiana se inspira na trajetória de sua avó e incentiva outras mulheres a empreenderem. “No fundo minha avó foi a grande responsável por me impulsionar. Ela sempre foi uma mulher muito à frente do seu tempo. Era inquieta, independente, nunca se acomodou. Ela me inspira todos os dias. E para mulheres que estão começando agora, nunca desistam dos seus sonhos. Busquem conhecimento, se capacitem, aproveitem todas as oportunidades que o Sebrae e o Sebrae Delas oferecem. Vão atrás do que desejam e brilhem cada vez mais”, finalizou Tatiana.
Para a analista do Sebrae Alagoas, Érica Pereira, gestora do Sebrae Delas, a trajetória de Tatiana é uma inspiração para outras mulheres. “Empreender é, antes de tudo, acreditar no seu potencial, isso é essencial para o sucesso de qualquer negócio. O exemplo da Coco Bom inspira outras futuras empresárias a embarcar nos seus sonhos”, afirmou.
Aqui Tem História: Mulheres de Negócios
A equipe de audiovisual do Sebrae Alagoas está apresentando, neste mês, a editoria “Aqui Tem História”. Em celebração ao Mês da Mulher, a série apresenta a trajetória de quatro empreendedoras que transformaram suas vidas por meio dos seus negócios.
No 4º episódio, a equipe viajou até Penedo para conhecer de perto a trajetória de Tatiana Nascimento e entender como ela se tornou uma referência no agro através da Coco Bom.
-
-