ASN AL Atualização
Compartilhe

Encontro reúne representantes de escolas para discutir educação transformadora

Evento abordou importância da gestão pedagógica com ênfase nos processos de inovação e inclusão
Por Maria Clara Tenório - com supervisão
ASN AL Atualização
Compartilhe

Representantes de dezenas de escolas alagoanas compareceram ao auditório do Sebrae, no centro de Maceió, para participar do Empreender Escola 2023, nesta terça-feira (4). O evento, que acontece anualmente, aborda a gestão educacional e pedagógica e, nesta edição, tem como tema central “Caminhos para uma Educação Transformadora”, discutindo tópicos relativos à inovação e à inclusão. A abertura contou com a presença dos diretores da instituição.

O diretor-técnico, Keylle Lima, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do empreendedorismo escolar como ferramenta de mudança no ambiente estudantil. “Hoje em dia enfrentamos muitos desafios na educação, como a Inteligência Artificial, mas temos que encarar essas constantes inovações tecnológicas como formas de melhorar o sistema”, destaca.

Em seguida, o diretor-superintendente, Vinicius Lages, destacou a importância de contar com o auditório cheio de profissionais da área. “A educação empreendedora é um assunto muito importante nos dias de hoje. Com ela, podemos transformar as escolas e, dessa forma, transformar as pessoas”, afirma.

No período da manhã, o seminário contou com as palestras “O futuro da educação: inovação para o aprendizado”, com a gerente educacional Lucimara Kehrle e “O papel da escola & clínica no processo de inclusão”, com a pedagoga Cristina Santiago. A programação trouxe uma roda de conversa mediada por Andrea Alves, com a participação da doutoranda em Ciências da Educação, Patrícia Araújo, da psicóloga, Gleycie Araújo, e da psicopedagoga Bruna Barros.

Durante a tarde, aconteceram as oficinas temáticas em duas salas. Na “Sala Gestor”, foram ministradas as palestras “Utilização de indicadores de resultados para avaliar e aprimorar a gestão educacional”, com Andrea Alves; “Relacionar práticas educacionais e gestão escolar”, com Edson Sá; e “Aluno é cliente. Matrícula é venda. Escola é empresa.” com Bruno Araújo. Na Sala “Coordenador/Professor”, as palestras “Educação 4.0. Sociedade 10.0 , Aluno 100.0”, com Bruno Araújo, e “Docência ágil em redes colaborativas.”, com Dilson Costa.