ASN AL
Compartilhe

Encontro das Mulheres do Agro fortalece produtoras em Igreja Nova

Evento reúne mais de 170 participantes para compartilhar conhecimentos, inspirar e consolidar a participação feminina no agronegócio
Por Lilian Santos
ASN AL
Compartilhe

Reunindo mais de 170 produtoras, o Encontro das Mulheres do Agro em Igreja Nova foi um momento de troca de conhecimento, inspiração e fortalecimento da rede de mulheres que fazem a diferença no campo. O evento foi promovido pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, criada pelo Sistema Faeal/Senar, com apoio do Sebrae Alagoas, e aconteceu nesta quinta-feira (20), na sede do Clube Scrin.

“É uma honra começar essa jornada em Igreja Nova, um município pequeno, mas com uma grande riqueza na agricultura familiar. Atualmente, contamos com aproximadamente 200 propriedades beneficiadas pelos serviços do Senar, impactando não apenas a economia local, mas de todo o estado de Alagoas. Nada melhor do que iniciar este novo ciclo aqui, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento regional. Estamos de portas abertas, pois juntas, seguimos mais fortes”, destacou Morgana Tavares, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas.

A deputada estadual e que também integra a comissão, Carla Dantas, esteve presente no evento e reforçou a importância do primeiro encontro do ano acontecer em Igreja Nova. “Fico muito feliz por ver tantas mulheres de Igreja e regiões vizinhas atendendo ao nosso convite e participando deste encontro. Tivemos uma tarde extremamente produtiva, com palestrantes de alto nível e vasto conhecimento técnico, e acredito que cada uma voltará para casa com novas ideias e aprendizados”, afirmou.

O prefeito Tiago Mateus e o secretário de Agricultura de Igreja Nova, Edvaldo Muniz, também marcaram presença. “É uma grande satisfação, como secretário de Agricultura, receber este evento em nosso município. Quero expressar minha gratidão e destacar o quanto este momento é especial para mim. Venho de uma família onde a presença feminina sempre foi muito forte, como a da minha mãe, Dona Carmelina, cujo exemplo continua vivo em minha trajetória. É um prazer ter todas vocês aqui conosco”, pontuou Edvaldo Muniz.

Desenvolvimento pessoal

A programação do encontro trouxe conhecimento técnico e motivacional, combinando temas do agronegócio com desenvolvimento pessoal. O evento iniciou com a palestra “Direitos e Deveres da Pessoa Jurídica Perante o INSS”, ministrada pela analista do Senar Alagoas, Carla Lima.

Na sequência, a analista do Sebrae Alagoas, Camila Nascimento, abordou a Regularização de Produtos de Origem Animal, e a técnica de campo do Senar Alagoas, Karina Venâncio, falou sobre Sucessão Familiar. Para encerrar, a analista comportamental Desiree Farah apresentou a palestra “Gente Feliz Brilha Mais”, finalizando o evento com uma mensagem motivacional.

Entre as participantes, a produtora de macaxeira e milho, Simone Pereira, destacou a relevância do evento. “Igreja Nova estava precisando de um momento como esse. Foi muito importante o que essas mulheres trouxeram para a gente hoje, a iniciativa da Comissão das Mulheres do Agro está de parabéns”.

O grupo Unidos para Vencer, formado por mulheres que produzem bolos e doces a partir da agricultura familiar, também esteve presente. “Foi uma tarde muito proveitosa para mim e minhas companheiras, aprendemos muito com as palestras e vamos sair daqui cheias de novidades”, enfatizou Claudiane Bezerra, representante do grupo.