ASN AL
Compartilhe

Empretec Jurídico é realizado pela primeira vez pelo Sebrae Alagoas

Parceria entre a instituição e a OAB/AL viabiliza programa com adesão de mais de vinte advogados
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O sucesso do Programa Empretec chegou agora aos advogados alagoanos, que começaram nesta segunda-feira (10) a participar do Empretec Jurídico, numa iniciativa inédita do Sebrae com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas. A ideia é que esses profissionais apliquem nos seus escritórios as estratégias aprendidas no programa, moldando conforme a dinâmica própria do negócio.

Vítor Pereira, analista de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, explica que muitos profissionais liberais estão entendendo a importância de trabalhar o empreendedorismo, desenvolver mais a questão comportamental, para que consigam exercer melhor a própria profissão.

“Até porque os escritórios desses profissionais são empresas, são CNPJs, então é importante que eles entendam a importância de gerir como um negócio. E o Empretec, por ser um curso premium do Sebrae, faz todo o sentido que ele seja ofertado a esse tipo de público, para que essas parcerias estratégicas aconteçam com outras entidades também posteriormente”, explica.

A OAB Alagoas procurou o Sebrae por meio da Comissão de Inovação e Empreendedorismo da entidade, para que fosse ofertado o Empretec para o público-alvo da Ordem. Após negociação entre as duas entidades, ficou alinhado que a primeira turma seria exclusiva para esses profissionais liberais, os advogados alagoanos.

“A turma foi formada com 23 advogados e existe uma perspectiva de formar novos grupos ainda esse ano. Segundo a própria OAB, a expectativa é que possam acontecer duas turmas anuais para esse público. E a intenção da parceria é que os advogados entendam as características empreendedoras na sua atividade, entendam a importância disso, apliquem e internalizem as características de comportamentos empreendedores e assim possam desenvolver melhor sua atividade profissional”, destaca.

Vagner Paes, presidente da OAB Alagoas, destaca a importância do curso para a advocacia local. “Sem dúvida é uma oportunidade única para os advogados e advogadas do estado. Pela primeira vez na nossa história, estamos proporcionando uma imersão completa no empreendedorismo na área jurídica, que levará ensinamentos e novas experiências aos participantes. Nós continuaremos buscando sempre novas oportunidades para a advocacia alagoana”, avalia.

Robson Costa, advogado e coordenador do Núcleo de Gestão da OAB/AL, já participou do curso e atribui à experiência os ensinamentos que adquiriu para ministrar consultorias e mentorias em gestão para advogados.

“O Empretec foi um divisor de águas na minha carreira. Participei do curso em 2015 e, a partir dele, transformei a minha mentalidade empreendedora e de gestão. O conteúdo, a metodologia aplicada, a dinâmica e as atividades práticas nos fazem olhar nossos negócios com uma perspectiva de gestão e foco nos resultados, algo que não aprendemos nas faculdades de Direito. Todo aprendizado pode ser contextualizado para a advocacia. O Empretec me deu subsídios para um processo de transição de carreira”, explicou.

Novas frentes

A realização do Empretec Jurídico é mais uma adaptação da versão clássica do programa, que tem por objetivo estimular e fortalecer as características empreendedoras do participante, como a iniciativa, a persistência, a capacidade de correr riscos calculados, a visão de oportunidades e a habilidade de planejar e monitorar resultados.

O Sebrae Alagoas também realiza o Empretec Startup, voltado para os empreendedores da área de inovação, e o Empretec Rural, com foco nos produtores rurais e demais atores da cadeia produtiva do agronegócio no estado.

“O objetivo dessas demais versões é não ter só as turmas regulares que acontecem a cada bimestre em Maceió e em todas as regionais. A gente também busca inovar fazendo o Empretec para o turismo, Empretec agora para os advogados. Além dos produtos do Empretec que já têm a diversificação da família, que é o Empretec Startup e o Rural, que em Alagoas já realizaram quatro edições em 2022 e acontecerá também no segundo semestre deste ano”, explica Vítor Pereira.

Essa semana, em Olho d’Água das Flores, está sendo realizado o Empretec tradicional no município, capacitando onze secretários municipais e adjuntos na metodologia, promovendo o empreendedorismo e a inovação na gestão pública.