ASN AL
Compartilhe

Empresária vence desafios na gestão do negócio com o apoio do Sebrae

Papelaria surgiu em plena pandemia no município de Rio Largo
Por Carlos Limeira – estagiário
ASN AL
Compartilhe

A empresa A3 Papelaria, localizada em Rio Largo, surgiu em plena pandemia do Covid-19 e enfrentou os desafios iniciais como qualquer negócio, acrescentando os gerados por aquele momento. A papelaria é gerenciada pela Patrícia Aline, de 46 anos, que deixou o emprego como coordenadora pedagógica em uma escola e se descobriu uma empreendedora.

Assim como a Patrícia Aline, muitas outras mulheres no Brasil iniciam um negócio e são responsáveis pela geração de emprego e renda. Segundo levantamento do Sebrae Nacional, existiam 8,6 milhões de mulheres ‘Donas de Negócio’ no III trimestre de 2020. Isso mostra a força da mulher como empreendedora, destacando a proximidade do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro.

Parceria com o Sebrae 

No começo de 2021, durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março, Patrícia Aline começou a fortalecer seu talento para os negócios quando participou de palestra realizada pelas analistas do Sebrae Alagoas. A empreendedora explica que a instituição foi fundamental nesse processo de crescimento, fazendo-a enxergar o seu potencial para empreender.

“Eu entrei na Associação Comercial de Rio Largo e conheci parte da equipe do Sebrae. A gente teve um encontro on-line com a Pauline Reis e Ana Sandes, além de outras pessoas. Foi a partir disso que eu descobri que podemos melhorar, tendo o apoio do Sebrae, de forma gratuita, e que não era fácil, mas dependia de mim”, reflete.

Logo, Patrícia começou a buscar as capacitações oferecidas pelo Sebrae, sobre diversos temas, como precificação, gestão de negócios, atendimento ao cliente, além de participar de workshops e encontros online. “Quando iniciei as capacitações do Sebrae, eu comecei a crescer no marketing, nas vendas, no atendimento ao cliente, e aí a minha empresa começou a aparecer com força. A partir de julho [2021], após o título de case do sucesso, fui convidada a conhecer outras associações, incentivar e impulsionar outras mulheres”, ressalta a empresária.

A empresária conheceu o projeto Sebrae Delas, que desenvolve ações com o público feminino. Ela participou durante seis meses de mentorias, encontros semanais on-line, proporcionando a identificação de oportunidades do mercado.

A gestora do Sebrae Delas é a Érica Pereira, analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, que destaca a importância do programa para o empreendedorismo feminino local. “O programa apoia e alavanca negócios liderados por mulheres, através do conhecimento, com capacitações, palestras, cursos, oficinas, consultorias e mentorias. Trabalhando tanto a parte comportamental como a técnica”, explica.

Segundo Érica Pereira, o Sebrae Delas ajuda mulheres a acreditarem nelas, no seu potencial de empreendedoras e no trabalho em rede. No Sebrae Alagoas, esse movimento entre as mulheres ocorre também por meio de um grupo no WhatsApp, formando uma grande comunidade de incentivadoras umas das outras. “O Sebrae Delas, em 2022, já ultrapassou o atendimento de mais de 1.000 mulheres com cursos, capacitações, palestras e mentorias”, ressalta Érica Pereira.

A Patricia Aline não esconde a satisfação dessa parceria com o Sebrae: “Gratidão a cada um da equipe do Sebrae, sempre fui muito bem atendida, e falo para todo mundo: o Sebrae me ajudou. Ele [Sebrae] tá de portas abertas e com muita oportunidade gratuita”.

Inauguração

Depois de funcionar por muito tempo em um local pequeno e inadequado para as demandas, a empresária comemorou no início de outubro a inauguração da nova loja da Papelaria A3, no município de Rio Largo. Ela destaca o papel fundamental do seu esposo na abertura da papelaria, pois chegava muito tarde a casa, por conta das capacitações que participava em Maceió, na sede do Sebrae, e “ele ficava em casa, tomando conta da filha e dos negócios”.

  • papelaria