O machismo ainda persiste na sociedade e entre as mais diversas carreiras profissionais, mas é fato que algumas áreas acumulam um histórico de casos com mais frequência, como o setor automotivo, por exemplo. A empresária Suelen Ribeiro, de Maceió, sócia em uma oficina e loja de rodas esportivas para veículos, mostra, no Mês da Mulher, que é possível “amolecer” o machismo de muito cliente e fornecedor que ainda acha que “carro é assunto só pra homem”.
Ela está à frente de uma das unidades da Beto Rodas desde fevereiro do ano passado. Desde 2020 já ajudava o marido no negócio, ainda na loja matriz, mas só agora, com uma unidade só sua para administrar, ela conseguiu dar um toque mais feminino ao ambiente.
“No início era bem mais complicado. Os clientes chegavam e muitas vezes mal me cumprimentavam, indo procurar sempre por um homem para atendê-los . Hoje está bem mais tranquilo. Muita gente já sabe que será atendido por uma mulher quando nos procuram”, conta. “Eu já tinha um pouco de vivência por conta da nossa loja matriz e, na segunda unidade, consegui dar o meu toque ao lugar”, completa.
Suelen não esconde que os episódios de cunho machista ainda acontecem, mas são a informação e a constante busca por conhecimento técnico os mecanismos de defesa usados por ela para rebater os mais preconceituosos.
“Sempre acontece duvidarem de sua capacidade por ser mulher, porém, procuro sempre me informar bastante com os meus colaboradores, para passar credibilidade e confiança aos meus clientes e não dar brecha para ser desacreditada”, revela. “De maneira geral, eles aceitam bem, mas sempre tem um ou outro engraçadinho”, diz.
Carreira militar
Além de empreendedora, Suelen também é militar, um fato que, segundo ela, a fez se acostumar e identificar situações de machismo, “já que o militarismo também é muito machista”.
“Em nossa loja e oficina, eu procuro tratar com muita firmeza e profissionalismo. Sempre com muita educação, porém, deixando claro que ali, no meu estabelecimento, quem manda sou eu”, afirma. “E o conselho que eu dou é que procure ser sempre muito boa em tudo que fizer. Por que sempre haverá dúvidas quanto à sua qualificação profissional. Então, a melhor resposta para essa dúvida é a excelência do seu serviço”, observa.

