ASN AL
Compartilhe

Empresária alagoana está entre as finalistas do prêmio Shopee “Mulher do Ano”

Camilla Domingos, atendida pelo Programa Sebrae Delas, também ganhou prêmio do TikTok em julho
Por Débora Muniz*
ASN AL
Compartilhe

A empresária alagoana Camilla Domingos, dona de uma empresa de embalagens personalizadas, está entre as finalistas do prêmio da Shopee “Mulher do Ano”, uma parceria com a Rede Mulher Empreendedora. O objetivo da iniciativa é reconhecer 15 empresárias do marketplace em três categorias que analisam a transformação digital, o impacto social e a performance. Ela é cliente do Programa Sebrae Delas, que atua no fomento ao empreendedorismo femino em Alagoas.

A LC Saquinhos, especializada em embalagens, foi criada em 2010, só com a venda de saquinhos em organza. O negócio não era a atividade principal de Camilla, mas com a chegada da maternidade, ela e o marido resolveram se dedicar exclusivamente ao empreendimento. Com o tempo, a linha de produção passou a contar com novos tecidos, personalização de estampas e tamanhos variados. O casal começou a vender apenas para o consumidor de Alagoas, mas hoje comercializam 35 mil unidades para todo o Brasil, faturam cerca de R$ 60 mil por mês. A produção da empresa conta com mais 14 colaboradores.

Érica Pereira, analista do Sebrae Alagoas e gestora do programa Sebrae Delas, destacou que iniciativas como essas valorizam e fomentam o empreendedorismo feminino em todo o país. “Alagoas tem se destacado nos últimos concursos de empreendedorismo, em especial com as mulheres, pelo protagonismo na gestão e pelas ideias inovadoras”, afirmou.

Camilla Domingos vende na Shopee desde quando a plataforma de comércio eletrônico iniciou suas atividade no Brasil. “Coloquei um anúncio para testar, deu certo, e fomos colocando outros. Então, ao entrar para ver os pedidos do dia, vi o banner sobre o prêmio Mulher do Ano e fiz a inscrição, isso foi em junho deste ano”, afirmou a empreendedora. Em julho, ela venceu o prêmio “TikTok Empreende”, ao lado de Clarissa Barbosa, proprietária da Clarissa B. Joias Artesanais. O concurso contemplou empresários que estavam expandindo o seu negócio com a divulgação pelo aplicativo.

Empreendedorismo feminino

Entre 2021 e 2022, houve um aumento de 30% no número de mulheres que empregam funcionários, o que representa um acréscimo de aproximadamente 300 mil novas donas de negócios empregadoras. O dado foi levantado pela pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae, em parceria com o IBGE.

“O marketplace é uma ferramenta efetiva para apoiar o empreendedorismo feminino e contribuir para que mais mulheres possam ser donas de suas lojas, ter a sua independência financeira e, com isso, cada vez mais destaque e relevância nos negócios”, comentou Leila Carcagnoli, líder de categoria na Shopee. “Essa iniciativa, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, é uma forma de reconhecer isso e inspirar muitas outras a iniciarem suas jornadas”, completou.

“Atualmente, o ambiente digital é uma das principais maneiras pelas quais as empreendedoras divulgam seus produtos e serviços, independentemente do tamanho de seus negócios”, reforça Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora. “Ter acesso a espaços e plataformas como a Shopee faz uma enorme diferença para essas mulheres, pois permite que elas vendam seus produtos e gerem renda. Um reconhecimento como esse, em um dos maiores marketplaces do Brasil, demonstra a sinergia e o comprometimento que tanto a RME quanto e a Shopee têm em apoiar e valorizar as empreendedoras brasileiras”.

Uma pesquisa recente da Shopee mostrou que mais de 50% dos lojistas que realizaram vendas nos últimos 12 meses são mulheres. A plataforma também apontou um crescimento anual médio de 45% no número de novas vendedoras. O perfil das lojistas mostra que mais de 65% têm entre 25 e 44 anos, indicando uma tendência de maior maturidade entre as mulheres que abrem seus negócios. Além disso, os dados destacam a descentralização do empreendedorismo no Brasil através da Shopee.

As categorias com maior número de vendedoras cadastradas são Casa e Decoração, Beleza, Roupas Femininas, Brinquedos e Roupas Infantis. A Shopee possui mais de 3 milhões de lojistas brasileiros registrados, e 90% dos pedidos são de vendedores locais. Para fomentar ainda mais o crescimento dos empreendedores, a plataforma oferece diversos benefícios que permitem a prática de preços competitivos.

“A0 digitalização é uma ferramenta importante para que as mulheres sejam donas de seus próprios negócios. Com uma loja na Shopee, as mulheres empreendedoras têm a liberdade de fazer a gestão diretamente de casa, permitindo um equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, pontuou Leila Carcagnoli.

A final da premiação acontece no próximo dia 21 de novembro. As três melhores colocadas em cada categoria receberão prêmios em dinheiro e em créditos de Shopee Ads, para impulsionar a presença de suas marcas na plataforma. O primeiro lugar receberá R$ 7 mil, o segundo R$ 4,5 mil, e o terceiro R$ 3,5 mil. As lojas que ficarem em quarto e quinto lugares ganharão R$ 2 mil em créditos de Ads na Shopee.

*Com informações do site Consumidor Moderno.