ASN AL
Compartilhe

Empreendedores transformam Corredor Vera Arruda em espetáculo

Evento reuniu 70 empreendedores dos mais diversos segmentos e atraiu moradores e turistas que visitam Maceió
Por Guilherme Lamenha - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O público atendeu ao chamado dos empreendedores alagoanos e lotou o trecho do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, durante o evento “Seu Negócio, um Espetáculo”, que aconteceu neste final de semana prolongado, com realização do Sebrae Alagoas. No centro do palco, os 70 expositores participaram da feira de negócios, movimentaram a praça de alimentação e a feirinha kids, atraindo os visitantes para uma programação diversificada que incluiu oficinas, painel sobre empreendedorismo, desfile de moda, espetáculos circenses e muitas atrações culturais.

“Eu soube desse evento numa reportagem na TV, é a primeira vez que venho, mas já estou encantada”, diz Iracema Chaves, moradora do Stella Maris. Ela estava acompanhada da amiga Graça Carvalho, que mora na Jatiúca e também estava visitando o ‘espetáculo’ pela primeira vez. “Nós fomos à missa, aqui perto, e combinamos de conhecer essa festa linda, que tomou conta do Vera Arruda, para a nossa alegria”, afirma.

Além dos moradores da região e de outros bairros de Maceió, o evento recebeu muitos turistas que visitavam Maceió no feriadão. “Eu soube dessa ação do Sebrae no hotel e tinha que conferir, já estou com minha mulher e filhos pequenos. Todos estão adorando, tem diversão para família toda”, diz Caio Cordeiro, do Ceará.

“A edição desse ano teve essa particularidade, além de convidar os moradores de Maceió, buscamos atrair os turistas que estão na nossa cidade. O resultado surpreendeu todo mundo, já que tivemos recorde de público durante todos os dias do evento. Os expositores estão muito satisfeitos porque, além das vendas, estão fazendo muitos contatos, aumentando a visibilidade da marca e ganhando novos seguidores nas redes sociais”, informa Cintia Silver, analista do Sebrae e uma das organizadoras do evento.

Os expositores destacaram a localização, a divulgação e a organização como os pontos altos da edição deste ano. “Tudo que é feito pelo Sebrae é caprichado, mas esse evento superou todas as expectativas, com muita limpeza, segurança e sinalização que ajuda a atrair o público”, diz Bianca Raposo, dona da Sea Food, cozinha especializada em frutos do mar.

Adriana Spenner, analista do Sebrae e empreendedora, conta como foi a experiência de participar duplamente da ação. “Estou aqui na van do Sebrae, que está atendendo muitos clientes desde a sexta-feira, mas também como dona da Ladrix, marca de acessórios que ganhou mais visibilidade, atraindo inclusive influenciadores digitais”, afirma. A loja aposta no conceito ‘upcycling‘, que dá um novo uso a materiais que seriam descartados.

No segmento de roupas e acessórios, Andréa Bianca, dona da AB Store, destaca o apoio da instituição ao longo da jornada empreendedora. “Participo de cursos e capacitações e posso dizer que a minha vida mudou depois do Sebrae Delas. Além de participar de eventos super organizados como esse, vendo bastante pelo Instagram e transformei uma sala da minha casa em loja”, afirma.

Ana Clair, da Clair Biscoitos Artesanais, também é cliente do Sebrae Delas e participou da metodologia Efeito Furacão. “Comecei o negócio na pandemia e, desde então, desenvolvi minha própria receita. Costumo dizer que o biscoito me escolheu, não o contrário. Desde então, passei a customizar meus produtos, personalizando as embalagens. Hoje mantenho um ateliê, na Gruta, mas também comercializo online. Esse evento nos dá muita visibilidade, já que saiu em todos os telejornais e teve ação direcionada aos turistas que atraiu muita gente nesse feriadão”, diz.

Outra trajetória que contou com o apoio do Sebrae Delas é a da marca Meu Sonho Azul, da mãe e empresária Mércia Silva. “O meu filho Tiago foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade e precisei deixar o trabalho fora de casa, para acompanhá-lo nas terapia. Foi quando me tornei empreendedora, registrei minha marca com apoio do Sebrae e sempre estou participando de todos os cursos e capacitações, que sempre nos ajudam a crescer como negócio”, atesta.

Apostando na produção artesanal, o casal formado pelo italiano Paolo Angelo e pela alagoana Eliana Sá criaram a própria linha de licores, a Liquori di Bacco. “Eu cresci na Sicília e todos esses sabores fazem parte da minha memória afetiva. Comecei fazendo licor para amigos e familiares, com o sucesso resolvemos transformar esse produto em negócio”, conta Paolo. Entre os sabores mais procurados estão o tradicional limão siciliano, gengibre, maracujá, abacaxi, doce de leite, cappuccino, chocolate e chocolate branco, além de edições limitadas com frutas da estação.

As plantas ornamentais também fizeram sucesso no “Seu Negócio, um Espetáculo”. A oficina de arranjos florais da Eu Planto, que também tinha estande na feira de negócios, foi uma das mais disputadas. “Tantas pessoas se interessaram que tivemos cadastro reserva. O mais importante, além de passar a técnica, foi passar informação sobre o assunto”, afirma Denysson Morais. Para Olívia Ambrósio, tornar a marca e a loja mais conhecidas é o grande ganho do evento. “O fluxo de pessoas foi muito bom ao longo dos três dias e ampliar nossa base de clientes foi muito interessante”, diz.

Um dos espaços mais disputados do evento foi a Feirinha Kids, que apresentou 15 empreendedores mirins ao público do Vera Arruda. A empresária mirim Maria Fernandes, 8 anos, explica a dinâmica do negócio. “A marca Maribel, com produtos de papelaria, está disponível na internet, mas a Mamá, com bijuterias, por enquanto só está na feirinha”, conta. Ela diz que entre os itens mais vendidos estão as pulseiras em macramê, que inclusive tiveram reposição ao longo do evento.

Os empreendedores do segmento pet também brilharam no espetáculo. Cíntia Chesmenne, no estande da É o Bicho, afirma que tão importante quanto vender é fazer contatos. “A gente tem um mix interessante de produtos e serviços e mostrar isso às pessoas é uma oportunidade e tanto. Estamos panfletando bastante, inclusive informando sobre o nosso plano de saúde para os pets”, diz.

Outro destaque do setor foi a ferinha de adoção. “Quero agradecer ao Sebrae pela experiência incrível que vivemos. Nunca tínhamos participado de um evento com tanta estrutura e uma organização impecável. Tivemos doze adoções no período, todas essas vidas que foram resgatadas de maus-tratos e do abandono tiveram o seu final feliz graças a essa iniciativa incrível, que deu espaço para o trabalho social e de conscientização, também ganhamos doações de ração e divulgamos o nosso trabalho”, atesta Pali Mondal, do Instituto Pata Voluntária.

Para Marcos Alencar, gerente de relacionamento do Sebrae Alagoas, a alegria tomou conta do Corredor Vera Arruda. “Milhares de visitantes, atrações super prestigiadas, empresários satisfeitos com as vendas e os frequentadores elogiando a atuação da nossa instituição. As crianças foram uma atração à parte, transbordando leveza, animação e participação. Do atendimento ao cliente aos espetáculos circenses, de ação de promoção à adoção de animais, todo mundo se divertiu, até a gente que trabalhou um bocado”, afirma.