O mercado sabe aproveitar bem as oportunidades que as datas comemorativas oferecem — e com a Páscoa não é diferente. Embora peixes, frutos do mar, chocolates e vinhos sejam os campeões de vendas nesse período, outros segmentos, como o de decoração, também estão inovando com ideias criativas para conquistar o consumidor e impulsionar o faturamento.
Empreendedores alagoanos do ramo de decoração têm apostado em produtos criativos e personalizados para tornar as celebrações ainda mais especiais. Unindo afeto, estética e memória, elas mostram como datas comemorativas são oportunidades de fortalecer laços e também impulsionar os negócios.
Uma dessas histórias é da Priscila Guimarães Baracho, fundadora da Mymos Decor, empresa especializada em locação de peças decorativas para eventos. O negócio surgiu de forma orgânica, a partir da BR Garage Retrô, focada inicialmente em alugueis de carros antigos para casamentos. Mas, desde 2019, mudaram exclusivamente para decoração de eventos, por causa do interesse dos clientes pelas peças exclusivas oferecidas pelo serviço.
As datas comemorativas, segundo ela, são marcadas por elementos afetivos, e por isso a Mymos cria composições exclusivas para essas ocasiões. Para a Páscoa deste ano, o estilo que mais tem chamado atenção é o rústico com toques suaves, repleto de coelhinhos, ovos e doces. “Notamos que as celebrações de Páscoa têm sido mais intimistas, com foco na decoração de mesas — boleiras, bandejas, vasos e acessórios decorativos são os mais procurados”, explica Priscila.
Inspirada no estilo cottage core, Priscila aposta em composições que remetem à doçura das casas de vó, com elementos suaves e texturas variadas. Apesar do desafio de montar decorações completas com itens menores e muitos detalhes, ela reforça que o cuidado com a harmonia e a personalização faz toda a diferença: “Fazemos simulações com os clientes para garantir que tudo fique do jeitinho que imaginaram, seja online ou presencialmente”.
Expansão
Já Isabelle Sobral, fundadora da Loja Lar Belle, especializada em mesa posta, viu na Páscoa uma oportunidade para oferecer praticidade e encanto com propósito. Ela iniciou sua loja como um e-commerce há dois anos e, há um ano e meio, expandiu para o espaço físico.
“O desejo de empreender surgiu quando percebi que, no modelo tradicional de trabalho, meu potencial não era reconhecido. Queria criar algo meu, onde pudesse impactar positivamente outras mulheres”, compartilha Isabelle.
Para este ano, a empresária lançou um box de mesa posta especial para a Páscoa, que pode ser montado para 4, 6 ou 8 lugares. O kit inclui jogos americanos bordados, guardanapos com corte a laser, porta-guardanapos de algodão e palitos decorativos para marcar os lugares. “A ideia foi facilitar a vida de quem quer montar uma mesa bonita, mas não tem tempo ou não sabe por onde começar”, conta.
A empreendedora afirma ainda que o público tem se mostrado cada vez mais interessado em montar mesas temáticas e valorizar momentos à mesa. “As pessoas buscam criar memórias afetivas e entendem que não é preciso uma grande produção para isso. O importante é a intenção e o carinho nos detalhes”, afirma Isabelle, que compartilha vídeos com dicas simples em seu Instagram para quem deseja decorar com criatividade e baixo custo.
Apesar dos desafios de empreender em datas sazonais, Isabelle celebra os bons resultados. “Lancei a box oficialmente durante o evento ‘Conexão Delas’, promovido pelo Sebrae, e foi um momento de muita troca e visibilidade. O Sebrae tem sido um parceiro importante para impulsionar essa jornada com apoio e oportunidades”, finaliza.
Segundo Ariana Gonçalves, analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, essa época do ano sempre movimenta o mercado e mexe com a memória afetiva das pessoas. “É fundamental utilizar as redes sociais de forma estratégica para se diferenciar e potencializar o alcance do seu negócio”, orienta.