ASN AL Atualização
Compartilhe

‘Semana do MEI’ atende quase 200 empreendedores no bairro do Benedito Bentes, em Maceió

Empreendedores receberam atendimento, orientação e participaram de capacitações no estande do Sebrae
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

Durante a realização da Semana do MEI, neste ano de 2022, foi possível disponibilizar de forma mais ampla os serviços do Sebrae Alagoas. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) alagoanos receberam orientação, atendimento, capacitação, gerando diversas novas oportunidades para os seus negócios. O evento foi realizado pelo Sebrae, no período de 16 a 20 de maio, em Maceió e outros 17 municípios alagoanos. Somente no estande que foi instalado no Benedito Bentes recebeu quase 200 empreendedores, que foram atendidos e receberam orientações, além de 40 MEIs capacitados.

“Foi um evento positivo para o nosso atendimento e para as empresas que colocaram seus produtos e serviços na exposição. Para muitas dessas empresas foi a primeira vez. Ficaram encantados com a oportunidade de ter um estande gratuito e com a divulgação que fizemos. Muitos deles venderam bastante, adaptaram seus produtos para trazer para a feirinha e enxergaram isso como um novo nicho de mercado”, ressalta a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Cíntia Silver.

Uma das empresas que tiveram essa percepção foi a Fios de Bellas (@fiosdebellas), que nasceu em plena pandemia. A empresa, que reúne três gerações de mulheres de uma família, foi criada a partir do talento manual do crochê, sendo utilizada a habilidade mais tradicional, feito por Josemilda Oliveira, que depois passou a arte para a filha Isabela Peixoto e para as netas Amanda e Amandy Peixoto. Juntas, produzem novas criações em crochê.

Na Feira do MEI, elas ofertaram produtos como bolsas, chapéus e até criações em ‘amigurumi’, técnica japonesa para a criação de pequenos bonecos feitos de crochê. Elas acreditam que a Semana do MEI marca um divisor de águas no negócio.

“Essa foi a nossa primeira Feira. Foi uma experiência maravilhosa. Aqui, tivemos visibilidade e isso fez uma diferença muito grande na forma como enxergávamos o nosso negócio. Daqui para frente, a nossa parceria com o Sebrae será grande. Agora queremos fazer cursos e participar de outras feiras”, afirma Amanda Peixoto.

Já Isabela Peixoto ressalta que essa foi uma oportunidade que ajudou a abrir a mente para novas possibilidades. “Durante a feira, fiz um chapéu. Mas aqui, começamos a produzir peças de vestuário. O crochê não é somente o ‘paninho’, a ‘almofadinha’ que fazíamos antes. Agora temos mais possibilidades. Queremos fazer mais produtos para entrar nas feiras. Cheguei com o chapéu aqui e já vendi”, revela.

Outra empresa que comemora os resultados é a Mais Pinus (@maispinus), do casal Vinícius Gomes e Karinna Alcântara. “Essa semana foi muito produtiva. Conhecemos o nosso público de perto, já que normalmente ficamos muito nas vendas pela internet. Tivemos o feedback do cliente na hora da venda, pessoalmente. Aqui, também fizemos uma pesquisa de mercado para saber se eles aceitam o nosso produto da forma que a gente faz. A aceitação foi boa, minhas vendas foram ótimas. Vendemos mais do que pensamos. Tive que fabricar mais durante o dia para vender à noite na feira. Isso me deu uma nova direção, um caminho para seguir”, frisa.

Atendimento e formalização

A Semana do MEI 2022 também foi marcada pelo sucesso no atendimento aos Microempreendedores Individuais do Benedito Bentes e adjacências, principalmente nos serviços de formalização, alteração, baixa, declaração, boletos e parcelamento, além de capacitações em diversos temas.

“Tivemos uma adesão muito boa. Todo mundo elogiou essa iniciativa. Muitos desses empreendedores atendidos não podem se deslocar ao Sebrae para ter esse atendimento. Alguns pediram até para que essa ação seja repetida mais vezes, principalmente agora que se aproxima o fim do prazo para a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O resultado foi além do esperado”, afirma Cíntia Silver.

A equipe do Sebrae também celebra a formalização de alguns empreendedores, que também aproveitaram o evento para conhecer mais das vantagens de se formalizar e do trabalho da própria instituição. “Muita gente enxergava a formalização como algo distante, mas, com essa iniciativa muitos empreendedores vieram aqui, conversaram com a gente e perceberam que a formalização é algo simples, é para a realidade deles. Eles entenderam que o Sebrae é para eles. Conseguimos regularizar a situação de muita gente que estava com pendências de pagamentos e de envio de declaração”, destacou a analista.

  • MEI
  • semana