ASN AL
Compartilhe

Educação Empreendedora em Alagoas transforma realidades e amplia oportunidades em 2025

Com inovação, protagonismo estudantil e parcerias estratégicas, projetos desenvolvidos em escolas de todo o estado impulsionam ideias e consolidam um novo futuro para a educação
Por Lílian Santos
ASN AL
Compartilhe

Ao longo de 2025, o projeto Educação Empreendedora viveu um período de consolidação, inovação e expansão, fortalecendo competências, estimulando o protagonismo e ampliando oportunidades para estudantes, educadores e instituições de ensino em todo o estado. A iniciativa vem fomentando o comportamento empreendedor dentro das escolas, transformando a aprendizagem em potência, criatividade e futuro.

Por meio de programas como Realiza, Impulsiona, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, e o Projeto EJA – Alfabetização Empreendedora, mais de 40 mil alunos e 1.800 profissionais foram atendidos. Ao todo, 127 instituições de ensino foram impactadas, com 312 capacitações realizadas em mais de 50 municípios de Alagoas.

Entre os estudantes participantes, Juan Emanuel, do terceiro ano do Ensino Médio do Centro Educacional Jorge de Lima, desenvolveu um projeto de segurança no trânsito dentro do Desafio Liga Jovem. A proposta inclui recursos como gamificação, mapas em 3D, alertas de limite de velocidade, notificações de infrações e outros elementos educativos para auxiliar motoristas. “Participar do Desafio foi uma abertura de visão muito grande. Mesmo não tendo me classificado, consegui desenvolver meu projeto de forma satisfatória e estou decidido a seguir com ele adiante, porque acredito que é muito bom e não merece ficar só no papel”, explica Juan.

O projeto, inicialmente acadêmico, despertou no estudante o desejo de empreender. “Esse tema já faz parte da minha vida, porque meu pai é taxista e eu o ajudo na maior parte do tempo. Estar nesse ambiente me trouxe a percepção dos desafios do trânsito e me inspirou a criar o projeto. Pretendo transformar essa ideia em uma startup e continuar desenvolvendo o aplicativo. Meu objetivo é contribuir com a comunidade, melhorar a segurança e ajudar as pessoas por meio da tecnologia”, complementa.

Juan Emanuel transforma sua ideia em solução para segurança no trânsito e mostra o poder do protagonismo estudantil. Foto: Julio Vasconcelos

Educação Empreendedora como política pública

Em Limoeiro de Anadia, a Educação Empreendedora integra oficialmente a grade curricular das escolas do município. Com o apoio das capacitações ofertadas pelo Sebrae, os profissionais da Educação vêm colocando em prática a proposta de impulsionar o empreendedorismo no ambiente escolar, como destaca o secretário municipal de Educação, Antônio Martins. “Percebemos essa necessidade porque trabalhamos muito com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e entendemos que não bastava apenas capacitá-los: era importante que tivessem condições de ampliar seus próprios negócios. Como se trata de uma área nova, nosso corpo técnico, formado por pedagogos e professores das disciplinas tradicionais, não tinha formação específica em empreendedorismo. Por isso, a parceria com o Sebrae é essencial, oferecendo apoio contínuo e nos auxiliando nesse processo de implementação”, pontua.

Além das capacitações, as escolas do município desenvolvem o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), metodologia que leva a Educação Empreendedora para o Ensino Fundamental e aproxima crianças e jovens de experiências que estimulam curiosidade, criatividade e autonomia. “A recepção dos alunos tem sido muito positiva. Realizamos três feiras de empreendedorismo e, juntas, elas movimentaram quase R$ 100 mil. Cada evento reuniu entre cinco e seis mil pessoas. O Sebrae esteve presente e foi um grande sucesso. Os alunos confeccionaram muitos dos itens na escola, trouxeram produtos de casa, venderam e ficaram com todo o dinheiro arrecadado. Eles vivenciaram a teoria na prática e ainda receberam retorno financeiro do próprio trabalho. Foi uma experiência maravilhosa, que só reforça a importância dessa parceria”, destaca Antônio.

Inovação

A Educação Empreendedora tem impulsionado ideias inovadoras como o HeroWatch, relógio criado para apoiar crianças com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). O dispositivo é capaz de identificar sinais de crise e oferecer atividades interativas que auxiliam no autocontrole emocional. O projeto foi desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, a partir da vivência da estudante Ana Alice, e conquistou o segundo lugar nacional no Desafio Liga Jovem, consolidando Alagoas entre os destaques do país.

“Desenvolver educação empreendedora nas escolas não é fácil, porque para muitos ainda é algo novo. Mas quando conseguimos sensibilizar os alunos, vemos um brilho nos olhos, a vontade real de transformar suas ideias em projetos concretos. A parceria com o Sebrae é incrível. Eu acredito que ela transforma não só a educação pública, mas a vida de jovens que podem mudar o nosso país. Tenho grande esperança nisso. O Sebrae nos oferece oportunidades incríveis e nós nos destacamos no Desafio Liga Jovem, que foi um presente para nossos alunos”, compartilhou Elaine Lopes, professora e coordenadora de robótica do município de Marechal Deodoro.

-

Educação que transforma

Para celebrar os resultados de 2025, o Sebrae Alagoas realizou o evento Educação que Transforma com representantes de escolas municipais, privadas, da Undime e com o grupo de alunos participantes do Desafio Liga Jovem. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (10), na sede da instituição.

A abertura contou com apresentação da Camerata Jovem Ifal, orquestra de Câmara do IFAL Campus Maceió, coordenada pelo maestro Almir Medeiros. Em seguida, ocorreu o painel Histórias de quem vive, reunindo relatos de professores e alunos que inspiram transformação. Ao final, parceiros e estudantes receberam um troféu em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a Educação Empreendedora em 2025. “Foi um momento para reconhecer o trabalho das secretarias municipais, escolas privadas e parceiros estratégicos, apresentar os resultados da atuação do Sebrae em 2025 e aproximar ainda mais a rede da estratégia educacional, para que juntos possamos avançar ainda mais em 2026”, explicou Íria Almeida, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas.

O diretor técnico do Sebrae, Keylle Lima, reforçou o impacto da educação. “A educação que transforma é aquela que promove cidadania. Quando vemos neste auditório alunos, professores, secretários e diretores, sentimos uma grande honra. Mas, acima de tudo, sentimos esperança, porque conseguimos enxergar um futuro real: mais equitativo, mais diverso, mais plural. Um futuro que não deixa de lado os instrumentos que formam nossos jovens”.

Presente no encontro, a diretora Juliana Almeida destacou a relevância dos educadores. “Sempre digo que ninguém é nada sem educação. Tenho enorme respeito por todos os educadores. Professor, para mim, é algo muito sério. Sou profundamente grata a todos que contribuíram para que eu chegasse até aqui”.

Projetos alagoanos ganham destaque nacional e recebem reconhecimento pelo impacto e pela inovação em 2025. Foto: Julio Vasconcelos