ASN AL
Compartilhe

Diretores do Sebrae conhecem projeto do Circuito Alagoano de Inverno

Prefeitos propõem rota de festivais para movimentar a economia regional
Por Guilherme Lamenha e Maria Clara Tenório
ASN AL
Compartilhe

A diretoria do Sebrae Alagoas recebeu hoje (31) os prefeitos de Mar Vermelho, André Almeida, e Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, e representantes dos municípios de Ibateguara e Água Branca, para apresentação do projeto Circuito Alagoano de Inverno. O diretor-superintendente, Vinicius Lages, o diretor-técnico, Keylle Lima e a diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, ouviram as demandas e se colocaram à disposição das prefeituras para colaborar com mais essa importante iniciativa para o desenvolvimento do turismo regional em nosso estado.

O objetivo de estabelecer um calendário de festividades de inverno em cada cidade, segundo os prefeitos, é promover e divulgar as potencialidades turísticas e culturais da rota, que já se tornou tradicional entre os visitantes que, a cada ano, lotam os festivais que acontecem nos meses mais frios do ano. Os prefeitos também buscam ampliar parcerias com o setor privado e captar recursos para dinamizar a economia local.

As quatro cidades alagoanas estão localizadas em regiões serranas com altitudes semelhantes, resultando em baixas temperaturas entre os meses de junho, julho e agosto. O clima frio das serras de Água Branca, Mar Vermelho, Palmeira dos Índios e Ibateguara vem impulsionando a geração de empregos, novos investimentos e fortalecimento da economia criativa nesses municípios.

“Através dessa união, buscamos não só trazer mais diversidade cultural para o nosso povo, mas também fomentar o desenvolvimento econômico do nosso estado. A expectativa é de potencializar diversas áreas nos quatro cantos de Alagoas”, ressalta André Almeida, prefeito de Mar Vermelho.

Para Júlio Cezar, prefeito de Palmeira dos Índios, é uma nova vocação que se descobre para aumentar o fluxo turístico na região. “Nas épocas de baixa temperatura esses municípios podem movimentar toda uma cadeia produtiva, com segmentos que abrangem o turismo e a economia criativa. Através da parceria com o Sebrae, podemos fomentar esses aspectos de forma otimizada em nosso circuito, afirma.”

O representante de Ibateguara, ex-prefeito Geo Cruz, ressaltou a união de esforços em torno do circuito. “Nosso objetivo é oferecer o que essas cidades têm de melhor na época mais fria do ano por meio de uma experiência acolhedora e memorável para todos os visitantes, com grandes atrações”, diz.

A diretora Juliana Almeida, ex-prefeita de Mar Vermelho e criadora do Festival de Inverno da cidade, resumiu a disposição do Sebrae em contribuir com o projeto. “Nossa instituição já atua em parceria com esses municípios e certamente estaremos juntos no desenvolvimento do projeto do Circuito Alagoano de Inverno, seja fomentando as boas práticas nos pequenos negócios, seja incentivando o empreendedorismo”, conclui.

O calendário de 2023 de festivais de inverno tem início no próximo final de semana, em Mar Vermelho, dias 4 e 5 de agosto. Em Água Branca acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto. Nos dias 16 e 20 a festa é em Palmeira dos Índios. Já Ibateguara realiza seu festival em setembro, entre os dias 8 e 10.