ASN AL
Compartilhe

Dia do Cliente movimenta pequenos negócios em Alagoas

Empreendedores locais apostam em promoções e Sebrae Alagoas dá dicas estratégicas para aumentar o número de vendas
Por Vicente Silva*
ASN AL
Compartilhe

O dia do cliente, comemorado em 15 de setembro, ganhou mais espaço no calendário do varejo brasileiro nos últimos anos. Criada para homenagear e valorizar os clientes, a data se tornou um momento estratégico para que o empreendedor consiga estreitar os laços com consumidores, prospectar novos clientes e criar planos de marketing eficientes que alcancem seu público-alvo.

Apesar do potencial de crescimento, muitos pequenos empreendedores ainda encontram dificuldades para aproveitar o dia do cliente de forma estratégica. A ausência de planejamento, a falta de conhecimento em marketing e a sobrecarga de tarefas do dia a dia fazem com que parte deles deixe a data passar em branco ou aposte apenas em ações pontuais, como descontos, sem conseguir transformar a iniciativa em um relacionamento duradouro com o consumidor. É nesse cenário que o apoio do Sebrae pode ser essencial, oferecendo orientações práticas para que as ideias se convertam em resultados concretos.

Iniciativas locais já criam apostas para o período

Em Alagoas, alguns negócios já estão se preparando para a data e criaram campanhas para vender mais e mostrar o trabalho para novos clientes, enquanto outros já estão energéticos com promoções para o período. É o caso da Du Nortt – Pães Artesanais, que criou a “Semana do Cliente Dunortt”. A loja está oferecendo 30% de desconto em alguns dos produtos mais vendidos. De acordo com o empresário André Santos, da Du Nortt, a campanha é um sucesso desde que foi lançada.

“Iniciamos a promoção no dia 09 de setembro e conseguimos sentir a procura dos consumidores desde o primeiro dia. O cliente vem à procura dos itens em promoção e, automaticamente, leva outros produtos da loja. No primeiro dia da promoção a saída desses produtos representou 12% do total de vendas”, disse, comemorando o êxito da campanha. Além disso, a Du Nortt vai distribuir copos de café personalizados no último dia da promoção.

Para ter sucesso com a campanha desde o início e promover as vendas, André apostou nas estratégias de divulgação com antecedência. “Fizemos um plano de divulgação usando nossas redes sociais para a campanha. Temos 10 listas de transmissão no WhatsApp, com 250 clientes em cada uma. Além disso, publicamos a promoção no Instagram mostrando os benefícios da campanha. Está sendo bem promissor, disse”.

Campanha da Du Nortt atrai clientes com descontos no Dia do Cliente.

Outra empreendedora que aposta na data é Nathy Bina, da empresa O Brigadeiro da Nathy. Este ano, ela vai repetir a promoção da última edição do Dia do Cliente, que ofereceu 15% de desconto nos pedidos, sem restrição do cardápio. “Espero ter sucesso, não apenas financeiro, mas também na captação de novos clientes”, afirma.

Nathy conta que costuma investir em ações ao longo do ano, como lançamentos de produtos em datas comemorativas. No entanto, percebe que as promoções com descontos têm mais impacto imediato. “Quando a ação envolve desconto, a movimentação financeira é bem maior, atraindo mais clientes interessados no benefício”, explica.

Ela acredita que as promoções podem ter efeito duradouro. “Tenho uma carteira de clientes que ainda não é tão grande, mas é fiel. Espero atrair mais pessoas que venham pelo benefício do desconto, mas que permaneçam pela qualidade do meu produto”, diz. Para manter a proximidade, Nathy aposta no atendimento personalizado. “Procuro sempre manter contato com meus clientes, enviando novidades via WhatsApp, e prezo muito pela qualidade e atualização constante do meu trabalho.” Além disso, Nathy já participou de feiras e capacitações oferecidas pelo Sebrae.

Nathy Bina aposta em descontos para conquistar novos clientes e fidelizar antigos.

-

Mais do que um bom preço: uma experiência

De acordo com Ruan Lee, do Sebrae Alagoas, o Dia do Cliente deve ser visto como uma oportunidade de gerar valor e fortalecer relacionamentos, e não apenas como uma ação promocional isolada. Ele ressalta que a data é a expressão daquilo que move qualquer negócio: os clientes.

“Quando a gente fala do Dia do Cliente, estamos falando da nossa razão de existir. Nós existimos porque o cliente existe, porque há uma dor ou uma necessidade que precisa ser solucionada. Então, essa data é a consolidação da importância que ele tem para o nosso negócio e é uma forma de retribuir essa jornada que ele percorreu junto com a gente”, destaca.

As ações do dia do cliente podem ir além dos descontos. Outras estratégias podem ajudar o empreendedor a oferecer mais, usando menos recursos e promovendo uma experiência de valorização para o cliente.

“Embora muitos empreendedores pensem apenas em descontos, é essencial considerar a experiência que será oferecida. O preço pode atrair, mas é a experiência que fideliza. Estratégias como brindes, amostras grátis, cashback, sorteios criativos, programas de fidelidade e, até, lançamentos de novos produtos podem ser mais eficazes para gerar engajamento e manter o cliente por perto”, exemplifica Ruan, reforçando a importância de criar planos para o calendário.

Ele também chama atenção para o planejamento das ações, que elas sejam viáveis à realidade da empresa e não afetem a saúde financeira do empreendimento. Para ele, a empolgação pode ser uma adversária e as estratégias devem ser pensadas com cautela. “Não adianta ter a campanha mais bonita do planeta se o negócio não consegue arcar com os custos. O ideal é que o empreendedor pense em estratégias que façam sentido para sua realidade e que tragam retorno, seja imediato ou a médio e longo prazo”, pontua.

Ele explica que, ao estruturar uma ação, é importante olhar além do resultado final. “Se eu faço um sorteio, por exemplo, não devo pensar apenas no brinde entregue, mas também no que posso aproveitar no meio do processo, como a base de dados coletada, os contatos dos clientes e as informações sobre preferências. Isso é o que garante retorno futuro.”

Nos últimos anos a data se popularizou no calendário dos empreendedores alagoanos. No mês de setembro há dois feriados estaduais, que podem comprometer o faturamento das empresas no estado. Assim, a data é uma oportunidade de driblar a expectativa de vendas. “Muitas vezes os empreendedores só buscam estratégias quando algo aperta. Sabe aquilo do brasileiro que deixa para última hora? Pronto, quando aparecem feriados os empresários já buscam estratégias para alavancar os números e trazer novos resultados, como ações de engajamento”, conclui Ruan Lee.

Os empreendedores que tiverem dúvidas sobre como começar campanhas podem buscar ajuda no Sebrae Alagoas. Atualmente, a instituição dispõe de diversas consultorias gratuitas com especialistas em temáticas variadas, o que pode mudar a realidade do negócio.

*Sob supervisão