As duas últimas semanas foram particularmente especiais para Penedo. No último dia 24, a cidade foi escolhida para integrar o Programa Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes, uma iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O objetivo é promover o desenvolvimento tecnológico e tornar os destinos brasileiros mais competitivos, atraentes e inovadores. Penedo, agora, faz parte das 12 cidades selecionadas para fazer parte deste programa.
“Penedo teve esse privilégio de estar entre as três cidades do Nordeste, a única que não é capital. Nós vamos trabalhar para que ela receba o apoio de consultorias e mentorias para fortalecer ainda mais o destino como sustentável, já que tem uma responsabilidade gigantesca aqui diante do patrimônio natural que é o Velho Chico, além do cultural e arquitetônico”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae de Alagoas, Vinícius Lages.
Ele defende que a cidade também se torna mais inteligente na medida que se conecta com as novas economias. “É uma excelente convergência de oportunidades, aliando turismo e cinema, por exemplo. Alagoas só tem a ganhar com essas iniciativas”, completa o superintendente.
Já o diretor técnico da instituição, Keylle Lima, lembra que Penedo tem se destacado nos últimos anos pela capacidade de promover uma série de eventos com foco na área de tecnologia e do digital e citou alguns deles.
“Se a gente lembrar, ainda no ano passado, tivemos o evento do Trakto aqui, que agora está criando o Oxe Tech, o que demonstra que, além da questão cultural e patrimonial, você tem a atração de negócios. Quando a gente tem o reconhecimento de instituições governamentais e até não governamentais fora do Brasil, isso demonstra que se o governo local, o próprio estado fomenta a cultura, o empreendedorismo, assim como o Sebrae já faz, dessa forma os negócios acabam surgindo”, analisa.
Para ele, mecanismos multilaterais como o BID passam a alavancar novos negócios. Para nós do Sebrae é de suma importância que isso aconteça. É a cadeia produtiva que se movimenta, que está dinâmica e, portanto, a instituição vai apoiar toda e qualquer iniciativa nesse sentido”, completa Keylle Lima.
A seleção
O edital do “Programa Turismo Futuro Brasil” foi lançado em setembro de 2022, com objetivo de selecionar, inicialmente, 10 destinos turísticos no Brasil que seriam apoiados com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes. O amplo número de candidaturas recebidas e a qualidade dos projetos motivou a seleção de dois municípios a mais.
Três premissas fundamentais guiaram o edital: oportunizar a participação de quaisquer municípios, desde que estivessem no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur), proporcionar a representatividade das cinco regiões brasileiras entre os destinos selecionados para o apoio e selecionar destinos com perfis distintos, de pequeno, médio e grande porte.

