ASN AL
Compartilhe

Cooperativa de São Sebastião fornece alimentos para escolas municipais

Após oficina promovida pelo Sebrae, produtores da agricultura familiar aperfeiçoam negócio e miram ocomércio local
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Produtores rurais do município de São Sebastião, no Agreste do estado, estão fornecendo pães de sabores pouco convencionais para a rede municipal de ensino da região. Pães de abóbora, beterraba, batata doce, macaxeira e inhame são a especialidade da Cooperativa dos Agricultores de São Sebastião (Coopagriss). No final do ano passado, a entidade participou de uma oficina de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos alimentícios artesanais promovida pelo Sebrae Alagoas.

A cooperativa existe há seis anos e reúne, hoje, 180 associados do município. Todos são produtores rurais da agricultura familiar, que conquistaram o paladar dos estudantes da rede pública com seus produtos coloridos, como é o caso dos pães de beterraba e abóbora, por exemplo.

“A gente fabrica uma série de produtos, como leite de coco, coco ralado, bolos e pães, além da venda direta de legumes, hortaliças, frutas e verduras. Mas sentíamos a necessidade de melhorar as nossas embalagens, por exemplo. Principalmente depois da pandemia, quando as prefeituras reabriram as portas e voltaram a pedir os produtos”, conta o presidente da Coopagriss, Eduardo Felix.

Segundo ele, o Sebrae ajudou muito realizando a oficina em produtos artesanais. “Foi quando a gente começou a fazer os pães de batata doce, de inhame e de abóbora, dando esse suporte para a cooperativa. Também ajudou muito no local onde a gente está construindo a nossa fábrica, sempre incentivando e fortalecendo o trabalho”, completa.

A próxima etapa agora é ampliar o mercado e vender os pães artesanais para o comércio local em geral, além da comunidade escolar do município. A cooperativa já busca um espaço para a instalação de um ponto comercial na zona urbana.

Padronização

Clebson Moreira, analista do Sebrae em Arapiraca, revela que, entre as soluções já aplicadas na Coopagriss, eles receberam uma consultoria de Adequação da Área de Produção de Alimentos à Legislação Sanitária, realizada no ano passado. Isso possibilitou, por exemplo, a padronização das embalagens e também a 0diversificação do mercado em que eles atuam.

“O objetivo foi avaliar as áreas de produção e armazenamento de alimentos para a indicação de adequações e favorecer o fluxo de fabricação, sem cruzamentos, para cumprir a legislação sanitária vigente aplicada aos serviços de alimentação”, diz. Moreira também destaca uma oficina onde eles desenvolveram e aperfeiçoaram os novos itens. “Os pães que eles estão sendo fornecendo para as escolas do município, por meio do PNAE, foram frutos dessa parceria”, completa.