Para discutir os resultados e ações futuras do convênio entre o Sebrae Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Sedeuc/AL), assinado em 2021, representantes das instituições se reuniram na tarde desta terça-feira (31), na sede da secretaria, em Maceió. A parceria seguirá promovendo a educação empreendedora no Estado e capacitando alunos gremistas da rede estadual de ensino até o fim do ano.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, ressalta a importância da parceria que estimulará a educação empreendedora no estado. “A nossa missão é dar continuidade às ações em parceria com a Seduc. Por razões muito claras, como o apoio à educação empreendedora, o Sebrae tem uma convergência em diversas ações e objetivos da secretaria e gostaríamos de aproveitar esse início de exercício, de mandato, para alinhar alguns pontos e continuar a levar a educação empreendedora pelo estado”, pontua.
Já a secretária de Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, reforça que o convênio e outras parcerias com o Sistema S são cruciais para o ensino no momento atual. “Esses esforços para levar a educação empreendedora para as nossas escolas são importantíssimos, assim como essa parceria com o Sistema S, com o Sebrae, também é importante para levar esse conhecimento para os nossos alunos, sobretudo nesse período ‘pós-pandemia’. Precisamos alinhar as agendas para estimular ainda mais os professores”, conclui.
Durante a reunião, a analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Silvia Chamusca, mostrou alguns resultados da parceria. Segundo ela, até agora, mais de 2,8 mil professores participaram do Curso de Formação em Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) da plataforma Dreamshaper. O convênio também promoveu uma trilha de capacitação com duas turmas de alunos gremistas, no Sebraelab, com 600 alunos sendo capacitados na 5ª, 8ª e 9ª Gerências Regionais de Ensino (Gere).
“Os resultados alcançados até agora são surpreendentes nas três Geres do Estado em que começamos a atuar com o convênio. A participação dos alunos gremistas foi muito boa. Queremos trabalhar questões como a ideação, prototipação, fazer com que esses alunos recebam mentorias para elaborar projetos consistentes e apresentá-los à comunidade, aos empresários”, ressalta Silvia Chamusca.
Próximas etapas
Nos próximos meses, a parceria capacitará professores em temas envolvendo disciplinas eletivas como Cultura Empreendedora, Educação Financeira e Turismo e Território com a utilização de soluções do Sebrae. Também é prevista a capacitação nos temas e conteúdos de empreendedorismo pata 3 mil alunos da rede pública estadual.
Um dos objetivos é implementar um piloto do Núcleo de Empreendedorismo Jovem do Sebrae Minas em alguma escola estadual alagoana. Para isso, a parceria articulará uma visita técnica da Seduc ao projeto em Minas Gerais ainda em 2022.
Ainda em junho, as atividades com estudantes gremistas terão início em pelo menos duas Gerência, até o fim do ano, em outras quatro.
-
-