ASN AL Atualização
Compartilhe

Complemento de renda vira negócio de sucesso no Sertão de Alagoas

Mãe e filha empreendem no ramo de doces gourmet e geram emprego e renda no interior
Por Iracema Ferro - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

Mayara Carla e Rozilda Gomes dos Santos são um ótimo exemplo de que uma boa ideia pode virar um negócio bem-sucedido, gerando emprego e renda. A Madocita foi criada em 2017 por Mayara, mas hoje conta com o reforço da mãe na produção, tem vendas por delivery e porta a porta nos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca, no Sertão de Alagoas.

Mas quem vê o negócio próspero pode custar a acreditar que o empreendimento começou com apenas R$ 29,90. Quem conta essa história de sucesso é Rozilda. “Minha filha trabalha como professora em Água Branca, e em 2017 percebeu a necessidade de complementar sua renda. Mayara pesquisou muito, porque não tinha dinheiro para investir, e usou R$29,90 para comprar um curso online de brigadeiros gourmet. Logo ela começou a produzir os brigadeiros lá em Água Branca, enviava as caixinhas para mim, em Delmiro Gouveia, e eu fazia as entregas para os clientes aqui. A ideia foi dando certo, os clientes foram postando nas redes sociais e mais clientes apareceram”, relembra.

Conquistando mais mercado, Mayara começou a enviar uma quantidade maior de doces para Delmiro Gouveia e Rozilda começou a sair para fazer as entregas. A demanda aumentou e ela optou por levar os doces em depósitos dentro de uma sacola, depois foram duas sacolas, até que Rozilda e Mayara precisaram de vendedores, eram dois em Delmiro Gouveia e dois em Água Branca. Foi neste momento que elas viram a necessidade de formalizar o negócio e buscaram o apoio do Sebrae. Em 2019, além de transformar a Madocita numa empresa, de fato, as empreendedoras diversificaram a produção com outras delícias, produzindo bolos no pote, pudins, mini bolos recheados, tortas, mousses, palhas italianas, pasteizinhos de ninho, brigadeiros de colher, brownies, panetones e os ovos de Páscoa.

A pandemia chegou e poderia ter sido o fim precoce da história da Madocita, mas a garra da mulher sertaneja se fez presente. Como estava proibido o acesso entre os municípios, Mayara ficou produzindo os doces em Água Branca e Rozilda começou a produzir em Delmiro Gouveia.

“Depois que formalizamos o negócio, tivemos acesso a palestras, cursos, consultorias do Sebrae com a analista Flávia Regina. Isso foi determinante para que pudéssemos continuar o negócio, inovar mais e ter sucesso. Com a pandemia, surgiu para nós o delivery, que não tínhamos ainda. Eu passei a produzir os doces de madrugada e, à tarde, entregava. Hoje nós fazemos entregas todos os dias da semana”, celebra a empreendedora.

Rozilda defende que o sucesso da Madocita pode ser atribuído a três fatores: primeiro, a qualidade dos produtos oferecidos, em segundo lugar o apoio do Sebrae e em terceiro a coragem de inovar. Ela relata que, em Delmiro Gouveia e Água Branca, já havia a venda de doces porta a porta, mas as opções eram basicamente quebra-queixo, brigadeiro simples, cocada, munguzá entre outras guloseimas tradicionais. A Madocita inovou levando doces gourmet para a rua.

Lidyane Bezerra, analista do Sebrae Alagoas, destaca o exemplo de empreendedorismo de Rozilda. “Ela iniciou sua trajetória com o Sebrae aqui em Delmiro Gouveia em 2019, recebendo orientações, realizando consultorias e participando de nossas capacitações. Ela divide seu tempo entre empresária, esposa e mãe. Sua força de vontade e determinação é um exemplo para as outras mulheres, pois apesar de sua múltipla jornada está sempre em busca de superar seus desafios. Na jornada empreendedora isso não é diferente, Rozilda sempre busca se superar, está sempre adquirindo novos conhecimentos e conta com o Sebrae para isso, ela inspira mulheres como ela a acreditar na sua força. Mostra que nós, mulheres, somos capazes de alcançar o que quisermos desde que tenhamos foco, clareza, força de vontade e ação. Através disso alcançarmos novos patamares”, pontua.

-