Empresários, gestores e profissionais do setor automotivo participaram, nesta segunda-feira (16), da segunda edição do Circuito de Sucesso, realizado pelo Sebrae em Arapiraca. O evento reuniu dezenas de empreendedores locais em uma programação voltada para o fortalecimento da gestão de oficinas mecânicas e lojas de autopeças, com foco na inovação e na prevenção de riscos jurídicos e trabalhistas.
Ao longo do encontro, os participantes receberam orientações práticas para o desenvolvimento dos seus negócios e puderam trocar experiências, ampliando conexões e oportunidades de parceria. A proposta do Sebrae foi justamente oferecer um suporte qualificado para enfrentar dois dos principais desafios do setor: a dificuldade em implementar uma gestão estratégica eficiente e o correto tratamento das questões trabalhistas.
De acordo com Stheffany Lóz, trainee do Sebrae, o evento reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do segmento. “Essa é uma ação pensada a partir do diálogo com os próprios empresários. Nós ouvimos as principais demandas e, com base nisso, estruturamos uma programação que realmente contribui para o crescimento sustentável dos negócios”, destacou.
Gestão eficiente e segurança jurídica
Abrindo a programação, Stheffany conduziu a palestra “O Futuro em Movimento: Inovar, Conectar e Prosperar no Setor Automotivo”, trazendo dicas práticas para tornar a gestão mais eficiente, dinâmica e alinhada às novas demandas do mercado. Ela também abordou as tendências de comportamento e de consumo que impactam diretamente o setor automotivo.
“Hoje vivemos um momento em que precisamos nos adaptar às mudanças do mercado. Para se ter uma ideia, cerca de 92% das pessoas pesquisam antes de contratar qualquer serviço ou fazer uma compra. Além disso, já virou rotina para o cliente pesquisar online e, na loja física, tentar negociar. É fundamental que os empresários acompanhem essas mudanças, que podem ser uma virada de chave para quem quer se destacar”, afirmou.
Em seguida, os especialistas Thiago Santos e Cleverson Oliveira, da Contrato Consultoria, abordaram temas fundamentais no painel “Questões Trabalhistas e Previdenciárias nos Serviços Automotivos”. A dupla destacou a importância sobre situações do dia a dia que podem trazer complicações jurídicas para os empreendedores, além de tirar dúvidas dos participantes do evento sobre de trabalho, comissões, contratos, encargos e estratégias para prevenir passivos trabalhistas.
“Um dos pontos que os empregadores devem ter muita atenção é o intervalo interjornada, que é o descanso entre uma jornada e outra de trabalho, que deve ser de 11 horas consecutivas, no mínimo. Quando esse intervalo não é respeitado, o empregador pode ser acionado judicialmente, inclusive com ações que alegam alienação parental, além de indenizações por danos à saúde e segurança do trabalhador”, alertou Cleverson Oliveira.
Setor em expansão e participação feminina crescente
Além das estratégias de gestão e segurança jurídica, o Circuito de Sucesso também reforçou a importância da colaboração entre os empresários e do fortalecimento de uma cultura de parcerias. Segundo Stheffany, superar a visão de concorrência e apostar em alianças estratégicas é um diferencial para o crescimento individual e coletivo do setor em Arapiraca.
“Diferencial é algo que é exclusivo do seu negócio, se o outro pensar em copiar não vai ser diferencial para ele, porque outra pessoa fez antes. Em vez de enxergar o concorrente como adversário, pense que ele pode ser seu parceiro. Isso é um diferencial que é positivo para todos”, destacou a especialista.
Outro destaque foi o aumento da participação feminina, tanto entre as consumidoras quanto nas equipes de oficinas e lojas de autopeças. “As mulheres estão cada vez mais presentes nesse ambiente e, por isso, oferecer um atendimento qualificado, respeitoso e transparente se torna um diferencial competitivo para quem deseja fidelizar esse público e ampliar seu mercado”, concluiu.