ASN AL
Compartilhe

Carnaval impulsiona vendas no varejo e exige planejamento estratégico dos negócios

Com a alta demanda por produtos e serviços durante o período carnavalesco, empresários precisam se preparar com antecedência para garantir boas vendas
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Após o aquecimento das vendas das festas de fim do ano, o Carnaval se torna mais uma ótima oportunidade para o comércio faturar mais, especialmente para o setor varejista. No entanto, para garantir bons resultados, é essencial investir em planejamento, organização e estratégia. O Sebrae Alagoas tem um papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte e capacitação para que os empreendedores otimizem suas vendas e garantam uma gestão eficiente.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval de 2025 deve movimentar cerca de R$12 bilhões em receitas em todo o Brasil, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação.

A rede alagoana de supermercados Estrela é um exemplo de empreendimento que se prepara para a data com antecedência. Hiolanda Praxedes, diretora de marketing da Rede Estrela, destaca a importância das estratégias nas redes sociais, como a produção de conteúdos interativos e sorteios. A empresa, que tem gestão familiar e completará 20 anos em setembro deste ano, já iniciou sua campanha de aniversário alinhada às datas comemorativas.

“Nós produzimos dois vídeos para essas prévias carnavalescas com uma abordagem mais dinâmica e envolvente, buscando captar a atenção do público e gerar engajamento. O Carnaval é um período de muita interação e vamos explorar esse momento da melhor forma possível para fortalecer nossa conexão com os clientes”, afirma Hiolanda.

O aumento das vendas em supermercados nesse período se deve à alta demanda por bebidas, alimentos semiprontos e itens para churrasco, já que muitos consumidores aproveitam o feriado prolongado para confraternizar com amigos e familiares. As hospedagens por temporada também atraem famílias para os balneários alagoanos, que também fazem suas compras em supermercados e mercadinhos.

Papel do Sebrae

Hiolanda Praxedes também destaca que a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para o crescimento do negócio. “Participar de oficinas e capacitações, ao longo do tempo, abriu novas perspectivas para a gestão, permitindo identificar oportunidades de melhoria que antes passavam despercebidas. Com o suporte do Sebrae, conseguimos implementar estratégias mais eficientes, tornando a rotina mais organizada e produtiva. Como resultado, aprimoramos nossas operações, aumentando a eficiência e os resultados”, ressalta. Além do marketing, técnicas de vendas, organização do estoque e controle do fluxo de caixa são itens fundamentais para o sucesso no varejo.

Em 2025, o Carnaval será celebrado em março, o que amplia ainda mais as expectativas do setor, pois prolonga o período festivo, que começa já em fevereiro com blocos de rua e festas de prévias carnavalescas, tradicionais em Alagoas. Segundo Ruan Lee, trainee do Sebrae que atende a carteira de supermercados, essa é uma época em que os consumidores estão dispostos a gastar, tornando essencial a definição de uma estratégia para impulsionar as vendas de forma lucrativa.

“É fundamental que o empresário faça um planejamento antecipado, definindo exatamente quais produtos serão trabalhados nesse período. Se houver um planejamento adequado das ofertas, escolha estratégica de produtos, garantia de estoque e alinhamento da logística, as chances de sucesso são de 90%”, explica Ruan Lee.