Com uma jornada de capacitações que se estende ao longo do primeiro semestre, o projeto Acelera Perifa vem impulsionando o desenvolvimento de pequenos negócios liderados por empreendedores das periferias de Maceió. A iniciativa do Sebrae Alagoas oferece orientações gratuitas para Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME), com foco na qualificação da gestão, aumento da renda e fortalecimento dos empreendimentos locais.
A segunda edição do projeto já realizou três capacitações presenciais no auditório do Sebrae Alagoas: “Excelência no Atendimento ao Cliente” (18/03), “Marketing Digital” com o especialista Berg Dantas (09/04) e, a mais recente, “Gestão Financeira” (07/05), que abordou ferramentas como fluxo de caixa e controle de despesas. As próximas temáticas previstas são “Estratégias de Vendas” (20/05) e “Empreendedorismo com Poucos Recursos e Gestão do Tempo” (17/06).
Nos dias de capacitações práticas, o projeto conta com um espaço acolhedor para mães empreendedoras que precisam levar os filhos, garantindo mais inclusão e participação. O trabalho é apoiado pela aplicação de ferramentas de diagnóstico que ajudam os agentes de orientação a traçarem planos personalizados para cada negócio.
De acordo com a analista do Sebrae e gestora do projeto, Danúbia Dantas, a proposta é reconhecer o potencial econômico das periferias e estimular a profissionalização dos negócios. “As periferias movimentam financeiramente suas regiões e têm grande diversidade de setores, liderados em sua maioria por mulheres. O Acelera Perifa nasce com o objetivo de valorizar esse território e oferecer suporte estratégico para que esses empreendedores cresçam com sustentabilidade”, afirmou.
Gestão financeira
O especialista em finanças empresariais Davi Barbosa, que conduziu a oficina sobre gestão financeira, destacou que muitos negócios têm dificuldade em separar o que é pessoal e o que é empresarial. “Trabalhamos de forma prática com planilhas e exemplos que mostram como classificar despesas, entender margens e tomar decisões mais acertadas. O objetivo é que eles saiam daqui já aplicando o que aprenderam, mesmo que com caderno e lápis”, explicou.
Para a empreendedora Raquel Santos, do trailer de tapioca “A Sertaneja”, no Benedito Bentes, o Acelera Perifa foi um divisor de águas. “Comecei do zero, sem organização. Hoje já faço postagens, vídeos, organizo meu fluxo de caixa e vejo meu dinheiro rendendo. O Sebrae foi essencial para estruturar meu negócio. Sou engenheira e saí do trabalho formal onde era executiva, porque queria qualidade de vida e tempo para minha filha. Agora, tenho meu negócio e liberdade”, relatou emocionada.
Outro exemplo de transformação é o da empreendedora Mariana Ferreira, da loja online Mari Laços Maceió. Ela contou que começou fazendo laços infantis para a filha e, com incentivo de amigas, virou negócio. “Eu tinha vergonha de pedir dados dos meus clientes para cadastro, mas com a ajuda da consultora e das ferramentas do Sebrae, consegui estruturar isso. Agora tenho uma rotina organizada, planejo a produção e atendo melhor. É um sonho que está se tornando realidade”, disse.
Acelera perifa
O projeto, promovido pelo Sebrae Alagoas, oferece orientações gratuitas que auxiliam no desenvolvimento e no fortalecimento dos negócios existentes nessas localidades. Estão participando Microempreendedores Individuais (MEI) ou Microempresas (ME) das periferias de Maceió.
Por meio da aplicação da ferramenta de diagnóstico, disponibilizada pelo Sebrae, os agentes de empreendedoras identificam as necessidades de melhoria na gestão dos negócios atendidos, sensibilizando para a implementação de processos, realizando orientações para apoio à gestão e inserindo em uma jornada de relacionamento em abordagem híbrida (presencial e/ou on-line).
Em 2024, o projeto piloto do Projeto Acelera Perifa atuou nos bairros do Reginaldo, Denisson Menezes e Jacintinho, impactando mais de 300 pessoas. Ofereceu mais de 850 horas de orientação e capacitou até 150 empreendedores, a maioria entre 41 e 60 anos, atingindo um público predominantemente feminino.
Os setores mais representados foram alimentação, beleza e estética, e moda. As capacitações melhoraram o planejamento, o marketing e auxiliou dando noções financeiras aos participantes, mas o maior impacto foi o fortalecimento da autoestima, especialmente entre as mulheres.