ASN AL
Compartilhe

Cadeias produtivas recebem assistência técnica e fortalecem produção local

Associações e cooperativas do Sertão de Alagoas são assistidas por meio do Programa AgroNordeste
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Um grupo de apicultores do sertão alagoano sentiu a necessidade, em 2006, de fortalecer a produção local através da busca por mercados mais seguros. Foi assim que nasceu a Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar. Localizada no Distrito de Piau, em Piranhas, a Coopeapis está entre as associações e cooperativas que recebem assistência do Programa AgroNordeste, do Sebrae.

“Nós já temos a orientação de técnicos, além de cursos e participação em feiras. Esse tipo de apoio do Sebrae contribui com o melhoramento de nossos produtos e criação, divulgação e organização da cooperativa”, revela Mariana Alves, representante da Coopeapis.

Uma missão de campo, que contou com a presença do diretor-técnico do Sebrae, Keylle Lima, visitou uma série de parceiros do Sebrae, no Alto Sertão de Alagoas, na última semana, encontrando produtores rurais dos municípios de Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Piranhas, todos dentro da área de cobertura do AgroNordeste.

“Os produtores recebem consultorias técnicas e gerenciais, oficinas de beneficiamento de insumos da agricultura familiar, palestras, missões, participações em caravanas e feiras de diversas cadeias produtivas. Nessas viagens, conhecemos as demandas do produtor rural para atendê-los da melhor forma possível”, afirma a analista Pollyana Bellotti.

Um desses beneficiados é o avicultor Gonçalo Cabral, de Santana do Ipanema, que recebeu na sua propriedade a visita dos técnicos. Ele contou que sua produção avícola deu um salto de qualidade após receber o atendimento dos consultores do Sebrae na região.

“A minha realidade hoje é diferente. Eu trabalho com aves de corte e aves de postura e queria ampliar a minha produção. Procurei o técnico, passei pra ele os meus gastos, minhas despesas e outras informações, e aí fomos ajustando e fazendo as coisas darem certo. No começo fiquei um pouco desanimado, mas depois tudo se ajustou e agora estou com minha produção bem melhor já faz três anos”, comemora.

Também foram feitas visitas à Sala do Empreendedor de Santana do Ipanema, à Associação Comercial da cidade, à Associação Cactus (em Senador Rui Palmeira), além da Coopeapis, em Piranhas.

Parcerias

O Programa AgroNordeste é promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas), Instituto Terra Viva, Banco do Nordeste e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A analista Pollyana Bellotti destaca como o programa tem auxiliado o fortalecimento de pequenos negócios do campo e da agricultura familiar no estado. “Atendemos às cadeias produtivas da agricultura familiar, desenvolvendo o empreendedorismo rural, contribuindo para elevar patamares econômicos e sociais e incentivando o uso de tecnologia e inovação nas ações de forma efetiva”, enfatiza.

Ainda este ano, por meio do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) voltado para o meio rural, a oferta de soluções vai aumentar. “O Sebrae, através do ALI Rural, vai dar acesso ao homem do campo aos processos tecnológicos, tratando de temas como conectividade e educação digital, dentre outros”, diz Bellotti.