Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Sebrae Alagoas recebeu a visita de representantes do Ifal para discutir parceria (Foto: Kelvin Gomes)
ASN AL 22/07/22 às 16:55
Compartilhe

Sebrae Alagoas e Ifal articulam parceria para capacitação de produtores rurais fornecedores de alimentos

Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL 22/07/22 às 16:55
Compartilhe

Nesta última quinta-feira (21), o Sebrae Alagoas recebeu em sua sede, em Maceió, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) para discutir uma parceria com a missão de fortalecer a agricultura familiar no Estado. A intenção é disponibilizar capacitações para que eles possam se tornar fornecedores da instituição de ensino atendendo a demanda dos seus 16 campi e mais de 20 mil estudantes.

A coordenadora dos cursos de extensão do Ifal, Adriana Thiara Oliveira, ressaltou a expertise e a importância da parceria com o Sebrae ao trabalhar com a temática das compras públicas e reiterou o desejo de estruturar a parceria que trará benefícios para os pequenos produtores.

“Vários produtores precisam escoar essa produção e nesses campi do Ifal temos características e necessidades diferentes. Alagoas tem essa vocação da produção de alimentos pela agricultura familiar e nós sabemos que pelo menos 30% desses alimentos precisam ser adquiridos desses agricultores. Acredito que essa parceria será um passo importante. Queremos aumentar isso para que tenha um impacto social e econômico bem maior. Com isso, atenderemos comunidades fora dos muros da instituição, dando um suporte maior para os agricultores”, ressalta

Atualmente, o Ifal adquire alimentos através de iniciativas como o Programa Alimenta Brasil (PAB), que busca incentivar a agricultura familiar e promover a inclusão econômica e social com fomento à produção sustentável, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação pública.

Para a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, essa parceria também pode realizar capacitações para os pequenos agricultores interessados em fornecer alimentos para o Ifal.

“Podemos trabalhar questões como a embalagem desses produtos, código de barras, elementos que tragam um maior valor agregado para eles. Poderemos desenvolver capacitações de desde como elaborar as propostas para participar das chamadas até a entrega final para os campi do Ifal, na qualidade esperada por todos”, afirma Renata Fonseca.

Renata também sugeriu às representantes do Ifal o levantamento de informações para criar uma matriz de prioridades, trazendo as necessidades da instituição, como o tipo de alimentos e produtos adequados para cada campi.

A reunião também contou com a presença das analistas da UCD do Sebrae Alagoas, Tatiana Eigler e Yanna Caldas, e a nutricionista do Ifal, Lidiane Almeida, e a assistente administrativa do Ifal, Ana Paula Alves.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas