Alagoas está na final da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), em duas categorias: Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo. A reportagem “Moeda local impulsiona negócios e muda realidade de moradores do Vergel do Lago”, a equipe da TV Ponta Verde, representada por Lucas Araújo, e o jornalista Itawi Albuquerque, repórter fotográfico da matéria “Moldadas pelo Barro”, do portal TNH1 são os finalistas alagoanos na competição.
Para Itawi Albuquerque, é uma felicidade renovada, já que ele é finalista da etapa nacional pela segunda vez. “Fico muito feliz de poder mostrar, de novo, o que é desenvolvido na nossa região. O empreendedorismo ajuda a vida das mulheres da Casa Caju Queimado por meio do artesanato e, através do fotojornalismo, tivemos o privilégio de capturar isso em um trabalho muito satisfatório. Então, estou confiante e tenho muita fé na vitória”, afirma o jornalista. Confira as fotos clicando aqui.
No caso do trabalho premiado da TV Ponta Verde, Lucas Araújo é o representante de um time, que conta ainda com Marcelo Moreno, Manoel Salviano, Roberto Rocha e Fernando Moura. “A nossa vitória na etapa estadual foi o resultado de um trabalho em equipe. A gente trabalha entregando e esperando o melhor sempre. Falar de empreendedorismo, transformação social, nunca foi tão necessário. O Brasil é um país rico, em vários sentidos, mas precisa que iniciativas como esta, que transformam vidas, sejam reconhecidas e difundidas. Um viva o sururote”, comemora Lucas. Confira a matéria clicando aqui.
No total, foram selecionados 20 trabalhos, em todo país, divididos nas quatro categorias da premiação: texto, áudio, vídeo e fotojornalismo. Este ano, o prêmio contou com um recorde de 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022. A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de novembro, em Brasília. Serão anunciados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Também será escolhido, entre os 20 finalistas, o vencedor do prêmio especial “Empreendedorismo Social”, que reconhecerá a melhor matéria voltada para o tema.
Trabalhos jornalísticos de todas as regiões do país estão na final do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que nesta 10ª edição tem como tema central “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A iniciativa contempla conteúdos que abordam temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, entre outras.
A premiação é dividida em três etapas. Primeiro as matérias inscritas passaram pelos júris estaduais. Os vencedores em cada categoria (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) seguiram para a etapa regional, que selecionou os finalistas da etapa nacional. Os vencedores nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo receberão equipamentos de trabalho (notebook e/ou celular de última geração), além do troféu.
A iniciativa realizada pelo Sebrae tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. “O Prêmio Sebrae de Jornalismo pode ser comparado com o Oscar, pois é o momento de reconhecer a imprensa, instituição que possui papel essencial na nossa democracia. A liberdade de imprensa é fundamental para a manutenção dos valores democráticos e dos nossos direitos fundamentais”, disse o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“O Sebrae reconhece os profissionais que dão voz para o empreendedorismo e para os empresários de pequenos negócios, pois eles representam 99% das empresas brasileiras, 30% do nosso PIB e 55% da empregabilidade. É papel do Sebrae, como sexta marca mais forte do país, reconhecer a imprensa em seu papel para a sociedade”, completa o presidente.
-
Conheça os finalistas:
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
• Da terra para o prato: nutrição e sustento econômico vêm da natureza (Correio Braziliense / Distrito Federal)
• Empreendedorismo 50+ (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios / São Paulo)
• Ouro branco, ouro roxo: a batata doce como preciosidade agrícola do Agreste de Sergipe (Portal Fan F1 / Sergipe)
• Panelas de barro produzidas há séculos por mulheres Macuxi devem ganhar selo de referência à Terra Indígena Raposa Serra do Sol (g1 Roraima / Roraima)
• Série Empreendedorismo no RS (Zero Hora / Rio Grande do Sul)
-
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
• Encontro Ancestral (Rede Amazônica Roraima / Roraima)
• Globo Repórter – A Força do Coletivo (TV Globo / Rio de Janeiro)
• Mar & Cultura (NDTV RECORD TV / Santa Catarina)
• Moeda local impulsiona negócios e muda realidade de moradores do Vergel do Lago
(TV Ponta Verde / Alagoas)
• Vizinhos, amigos, empreendedores e clientes (TV Anhanguera / Goiás)
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
• A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país (Rádio Alba / Bahia)
• Ela mudou a realidade econômica de 55 Redeiras, depois do empreendedorismo (Podcast Olha a Xepa! / Mato Grosso)
• Empreendedorismo de Transformação (Jornal O Tempo – podcast / Minas Gerais)
• Inovação Social: quando o negócio é a inclusão (Rádio Peperi / Santa Catarina)
• Roraima, o mercado do café e suas vertentes (Rádio Roraima / Roraima)
-
CATEGORIA FOTOJORNALISMO
• Agricultura regenerativa: uma nova era da cafeicultura brasileira (Revista Negócio Rural /
Espírito Santo)
• Empresária exalta a autoestima negra ao aliar negócio com propósito social (PNB Online /
Mato Grosso)
• Moldadas pelo Barro (TNH1 / Alagoas)
• Muito além do lucro, mudanças de vidas (Jornal Diário do Pará / Pará)
• Pisa da uva ao som do tamborim (Jornal A Hora / Rio Grande do Sul)