ASN AL
Compartilhe

Acelera Perifa prorroga prazo de inscrição até 07 de fevereiro

O projeto oferece orientações gratuitas para o desenvolvimento e fortalecimento dos negócios das comunidades periférica
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas anunciou uma boa notícia para os empreendedores das comunidades periféricas de Maceió, o prazo para inscrição do Projeto Acelera Perifa foi prorrogado até o dia 07 de fevereiro. As inscrições estão abertas através do site https://bit.ly/inscricaoempreendedor. O projeto, promovido pelo Sebrae, oferece orientações gratuitas que auxiliam no desenvolvimento e no fortalecimento dos negócios existentes nessas localidades.

Podem participar empreendedores, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresas (ME) das periferias de Maceió. Esta é a segunda etapa do projeto, a primeira encerrou no dia 11 de dezembro e selecionou os agentes de empreendedorismo, que irão atuar diretamente nas comunidades, se relacionando com os empresários, identificando as necessidades de melhorias e prestando as primeiras orientações.

Para a analista do Sebrae Alagoas, Danúbia Dantas, o Acelera Perifa é um programa que está fazendo toda a diferença na periferia de Maceió e prorrogar as inscrições é uma forma de dar mais oportunidades. “Ele apoia o empreendedorismo local, ajudando a impulsionar negócios e a gerar mais oportunidades para quem vive na periferia. O mais interessante é que o programa foca não apenas em abrir portas para os negócios, mas também em reconhecer o potencial que as comunidades têm, tanto economicamente quanto socialmente”, afirmou Danubia.

“O Sebrae com o Acelera Perifa está dando visibilidade e suporte para que esse potencial seja cada vez mais reconhecido e aproveitado. Com esse tipo de apoio, a periferia de Maceió tem tudo para crescer ainda mais e impactar positivamente a economia da cidade.”, concluiu a analista.

Por meio da aplicação da ferramenta de diagnóstico, disponibilizada pelo Sebrae, o objetivo dos agentes é identificar as necessidades de melhoria na gestão dos negócios atendidos, sensibilizando para a implementação de processos, realizando orientações para apoio à gestão e inserindo em uma jornada de relacionamento em abordagem híbrida (presencial e/ou on-line).

Em 2024, o projeto piloto do Projeto Acelera Perifa atuou nos bairros do Reginaldo, Denisson Menezes e Jacintinho, impactando mais de 300 pessoas. Ofereceu mais de 850 horas de orientação e capacitou até 150 empreendedores, a maioria entre 41 e 60 anos, atingindo um público predominantemente feminino.

Os setores mais representados foram alimentação, beleza e estética, e moda. As capacitações melhoraram o planejamento, o marketing e auxiliou dando noções financeiras aos participantes, mas o maior impacto foi o fortalecimento da autoestima, especialmente entre as mulheres.