ASN AL
Compartilhe

6ª edição do Encorte reúne participantes de todo o Brasil em Maceió

Sebrae atende empreendedores durante o evento que já é considerado o maior do segmento da pecuária de corte na região Nordeste
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Com o objetivo de ofertar conhecimento técnico, debates, inovação e benchmarking entre produtores e empresários do setor, a sexta edição do Encontro da Pecuária de Corte do Nordeste (Encorte) teve início na tarde desta quarta-feira (14), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento, que vai até esta sexta-feira (16), é realizado pela Start – Soluções no Agronegócio e Karina Costa Agromarketing e conta com o Sebrae Alagoas entre seus patrocinadores.

Segundo o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Alagoas, Henrique Soares, há seis anos a instituição iniciou um trabalho para acompanhar a diversificação de culturas no estado, e percebeu o avanço da pecuária local, fator fundamental para apoiar o Encorte.

“Identificamos a pecuária de corte como uma das atividades promissoras e desde então o Sebrae vem criando soluções e auxiliando as empresas para que possamos atender a essa atividade. Uma delas é o Encorte, que nasceu da nossa parceria com a Start e tocou esse projeto mesmo com a pandemia e hoje chega a sexta edição mostrando que isso deu muito certo e hoje é referência para o Nordeste”, afirma.

Sebrae no Encorte

Para a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, o espaço do Sebrae no Encorte servirá como uma oportunidade de mostrar aos produtores algumas soluções do Sebrae para o agronegócio e principalmente na bovinocultura de corte.

Entre as consultorias ofertadas para o segmento estão: ‘Avaliação de carcaça de bovino de corte destinada à carne nobre’; ‘Adequação de agroindústrias aos serviços de inspeção de produtos’; ‘Boas práticas agrícolas’; ‘Boas práticas de fabricação para empresas de alimentos e bebidas’; ‘Boas práticas na pecuária de leite e/ou corte’ e ‘Fertilização In Vitro (FIV) rebanho’, todas com 70% de subsídio do Sebrae e o restante pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito.

“Hoje nós temos diversas soluções que são repassadas através de nossas consultorias e eles têm a oportunidade de trabalhar, através de nossas soluções, não somente da porteira para dentro, mas também da porteira para fora. Isso é muito importante para a gestão desses negócios. Nos painéis, serão abordadas questões sobre o que o produtor precisa para melhorar os resultados e a lucratividade”, conclui.

Quem recebe algumas dessas soluções do Sebrae e gosta de participar do Encorte é o empresário Felipe Luna, proprietário da Fazenda Bananal, que fica no município de Viçosa. Ele participou de todas as seis edições do evento e falou sobre suas expectativas para esse ano.

“A cada ano esse evento se supera com tecnologias novas e novidades sobre a gestão da Fazenda. Vivo buscando esse aperfeiçoamento. Para isso, também tenho bastante apoio das consultorias do Sebrae, o que faz com que meu resultado sempre melhore, fazendo diagnósticos e mostrando onde devemos melhorar. O mundo muda bastante. Se a gente não se atualizar, ficamos lá atrás. Tenho minha fazenda como empresa e levo muito a sério. Espero adquirir novas experiências para lá sobre esses temas atuais e implantá-los na propriedade”, finaliza.

Programação do Encorte 

A programação técnica, formada por palestras distribuídas em cinco painéis, respectivamente, Painel Cria, Recria, Engorda, Gestão e Inovação, une conhecimento e crescimento por meio de palestrantes especialistas, além do momento ‘Prosa com o Produtor’. Dentre as atrações estão Fernando Pancinin com a palestra Segurança no Agronegócio; Gustavo Siqueira falando sobre Nutrição Estratégica na Cria e Janaína Martuscello com a palestra ‘Seu capim é dinheiro’.

O evento também conta com iniciativas como a Expo Encorte, uma exposição integrada, que reúne as mais inovadoras soluções voltadas para resultados eficientes na pecuária de corte, além dos leilões RB Agropecuária e 2º Leilão Produção Alagoana. A programação completa pode ser acessada pelo site: https://encorte.com.br/.

De acordo com o diretor técnico da Start, Marcelo Araújo, o evento não era realizado de forma presencial havia dois anos por causa da pandemia, fato que eleva as expectativas para esta edição.

“As nossas expectativas são as melhores. Sentíamos falta desse olho no olho, da conversa de bastidores, do contato entre produtores, coisas que trazem um aprendizado muito grande. Isso só foi possível graças ao trabalho de muita gente e parceiros como o Sebrae. Temos participantes do Brasil inteiro, entre produtores, técnicos, estudantes e demais apaixonados por pecuária para discutir o melhor para a fazenda, para o negócio. Queremos que os produtores saiam daqui inconformados com os seus resultados e queiram mais, que consigam evoluir captando toda a experiência daqui e consigam aplicar em suas fazendas”, ressalta.

Além da realização pelo grupo Start Soluções no Agronegócio, o evento tem a parceria da Karina Costa – Marketing Veterinário e Agromarketing -, e recebe o patrocínio do Sebrae Alagoas, além das empresas: Agreste Leilões, Coagro, Terra Tecnologia Agrícola e DroneCenter Tecnologia. Além de Banco do Nordeste, Rubber Tank, Fazenda Mangabeira, ConsultRural, Semear Agronegócios, Dom Grill, Arames Belgo, Agropecuária Santa Nazaré, TPS Agrocomercial, Nutron e R2 Distribuição.

-

  • pecuária