Com o propósito de contribuir para o fortalecimento do ecossistema de educação empreendedora no Brasil e levantar debates sobre os problemas e soluções para inserção do empreendedorismo no ensino, a Rede Global de Empreendedorismo (RGE) e parceiros como o Sebrae Alagoas, realizam no dia 14 de outubro, das 8h às 13h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, o 3º Encontro Estadual de Educação Empreendedora. O evento será realizado dentro da programação do VIII Congresso Nacional de Educação (Conedu).
Com o tema ‘Professor empreendedor, ou empreendedor professor: qual o seu projeto de vida?’, o evento trará uma programação de palestras e oficinas para docentes. O encontro será aberto, às 8h, com a palestra abordando o tema do evento, ministrada pela professora e pesquisadora nos programas de pós-graduação da PUC Minas, Sebrae, Educação Empreendedora 5.0 e IBMEC, Manu Bezerra.
Às 9h30, será a vez da oficina ‘Fala Professor – Ensino Fundamental’, com o palestrante Dilson Costa, além da oficina de Design Thinking, com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Bruna Yvis. No mesmo horário, em outra sala, a oficina será ministrada para professores do Ensino Superior, com o palestrante Sérgio Acioli.
Também às 9h30, será ministrada a palestra ‘Projeto de Vida para Professores do Ensino Médio e Profissional’, com o palestrante Lucas Teixeira, no Hall do Teatro Gustavo Leite. Às 10h45, Lucas Teixeira apresenta ‘Projeto de Vida para Professores com Ensino Superior e Fundamental’.
Também às 10h45, de forma simultânea em salas diferentes, serão ministradas as oficinas Fala ‘Professor – Ensino Médio e Profissional’, com os palestrantes Lucas Paiva e Jaques Fernandes, respectivamente, além de oficinas sobre Design Thinking. Às 11h45 será realizada uma plenária final com os participantes do encontro.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento, Sílvia Chamusca, destaca que a ideia do encontro é trazer os professores para um debate sobre as dores que eles têm e as dificuldades de implementar o empreendedorismo nas escolas e universidades.
“A partir disso, serão encaminhadas deliberações que serão discutidas, com momentos específicos com cada nível de ensino no encontro, levando sugestões com professores e educadores que tiveram experiências de sucesso na implementação do Empreendedorismo para discutir esses problemas e apresentar soluções, encaminhando-as para que a RGE consolide essas ideias e encaminhe essas demandas para instituições que fazem parte dela. A RGE enxergou uma grande oportunidade de inserir o empreendedorismo na programação do evento e em contrapartida estar dentro de um encontro tão importante que tem como público específico os educadores”, conclui.
As inscrições podem ser feitas no site do Conedu: https://www.conedu.com.br/, na aba ‘Encontro Estadual de Educação Empreendedora RGE’ e custam R$ 50,00 exclusivamente para quem vai participar do encontro da RGE. O Sebrae e parceiros da RGE ainda realizaram a pré-inscrição de 200 professores de escolas públicas de forma gratuita.
Os parceiros do Encontro Estadual de Educação Empreendedora são instituições integrantes da Rede Global de Empreendedorismo como o Sebrae Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Grupo Redes e Saberes, Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Junior Achievement, Aéreo Projetos, Oficina de Ideias, Conselho de Jovens Empreendedores, Federação das Empresas Juniores de Alagoas, Faculdade Estácio e IEL.

