ASN AL
Compartilhe

Pequenos produtores rurais de Santana do Ipanema recebem orientação sobre eficiência energética

Palestrantes do evento Seminário Agricultura Familiar apresentaram também o tema aproveitamento da produção do campo
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O Seminário da Agricultura Familiar, realizado pelo Sebrae Alagoas e parceiros, na última quarta-feira (03), despertou o interesse nos pequenos produtores rurais pelos temas: eficiência energética e aproveitamento de insumos. Além das palestras e da orientação técnica dos temas, o evento, que foi realizado no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Santana do Ipanema, também teve uma exposição dos produtos locais da agricultura familiar.

A programação teve início com a palestra ‘Gestão da Energia e Eficiência Energética’, ministrada pelo especialista em energia e consultor do Senai/AL, Willman Maynart, que enfatizou os benefícios energéticos para os produtores rurais, apresentando os dados relacionados às tarifas e benefícios existentes para o público.

“Ele [Willman Maynart] apresentou aplicações reais desses benefícios em uma fatura de energia, representando a economia que esse público pode ter em sua conta mensal ao utilizar as tarifas especiais existentes. Ainda na palestra, também foram fornecidas orientações voltadas para o uso eficiente de equipamentos elétricos na produção eu irrigação”, explica o analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Harrison Freitas.

No segundo momento do seminário, o professor Jarbas Cabral, membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL), compartilhou como funciona os diferentes tipos existentes de um sistema energético solar fotovoltaico, quais os benefícios e ganhos de competitividade proporcionados, assim como questões relacionadas à legislação, financiamento e novas tecnologias disponíveis. Em seguida, Amanda Calheiros, representando o Senac/AL, ministrou o tema ‘Da terra à mesa, nada se perde – aproveitando de forma integral os insumos locais’.

A analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Pollyana Bellotti, fez um balanço sobre o impacto dos temas no público do seminário, além da rodada de negócios e da feira de produtos locais. “O seminário e a rodada foram exitosos. Levamos a cada participante conhecimento, informação, networking e estímulo sobre empreendedorismo. Trabalhamos em coletividade e parceria, envolvendo vários elos das cadeias da agricultura familiar; fornecendo condições necessárias para o desenvolvimento local na região do Semiárido Alagoano”, conclui.

O Seminário da Agricultura Familiar foi promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL), Ufal, Programa AgroNordeste e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL).

  • agricultura familiar