ASN AL
Compartilhe

Webinar vai apresentar benefícios da energia fotovoltaica para laticínios e produtores de leite

Evento está marcado para 20 de setembro, às 18h, numa parceria do Sebrae Alagoas com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e o Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas (Sindenergia/AL)
Por Kelmenn Freitas – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Os constantes reajustes na tarifa de energia elétrica têm preocupado os pequenos negócios, que procuram o Sebrae Alagoas para buscar orientação sobre fontes alternativas de energia. Para ajudar esses empreendedores, principalmente os do agronegócio, a instituição vai realizar, em setembro, o webinar ‘Energia Solar Fotovoltaica no Campo’, que vai mostrar algumas opções desse tipo de tecnologia.

O público-alvo do webinar são os empresários de laticínios e produtores de leite de Alagoas, mas a transmissão será aberta aos participantes que se interessarem pelo tema. A ideia é promover a adoção da energia fotovoltaica como alternativa para aumento de competitividade dos laticínios e produtores de Leite de Alagoas.

Serão apresentados os benefícios da instalação de sistemas fotovoltaicos, os tipos (on-grid e off-grid, com suas vantagens e desvantagens) e o cenário do mercado de Geração Distribuída.

Os empreendedores também serão orientados quanto ao fluxo do processo de instalação desse sistema, com foco na contratação de uma empresa integradora, apresentação de projeto elétrico junto à concessionária e solicitação de crédito para aquisição dos equipamentos. Serão apresentadas também as principais instituições financeiras que oferecem linhas de crédito específicas para sistemas fotovoltaicos.

“Neste webinar, apresentaremos o case de um empresário de Alagoas do segmento de laticínio que, após o investimento em um sistema solar fotovoltaico, conseguiu reduzir a sua fatura de energia de R$ 7 mil para apenas R$ 90 mensais. Isto representa um enorme ganho de competitividade para as micro e pequenas empresas, que podem ver uma significativa redução do seu custo fixo e direcionar este recurso para outras áreas da empresa, como por exemplo o desenvolvimento de novos produtos ou ainda a intensificação do marketing”, destaca Harrison Freitas, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas.

Ele observa que a pandemia de Covid-19 trouxe um severo impacto no faturamento das empresas – principalmente as micro e pequenas –, e para a sobrevivência de muitos negócios foi essencial a realização de uma análise profunda dos custos, sobretudo aqueles que são fixos, como o de energia elétrica.

“O Brasil vem enfrentando uma enorme crise hídrica, a maior em 91 anos, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Isso tem ocasionado aumentos constantes no custo do Kwh para os consumidores, com a imposição de bandeiras tarifárias mais elevadas devido a necessidade de utilização de energia oriunda de usinas térmicas para suprir a demanda”, lembra Freitas.

“Diante de todo este contexto, que tem impactos agressivos para os consumidores, ainda mais para as empresas, é inevitável a busca por alternativas que possibilitem a redução do custo relacionado à energia. Para isso, é preciso estudar as possibilidades disponíveis para a mudança da matriz energética utilizada, onde a Geração Distribuída de Energia deve ser olhada com atenção”, completa.

A Geração Distribuída de Energia citada pelo analista é o termo dado à energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, e é válido para diversas fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e hídrica, trazendo inúmeros benefícios aos consumidores.

“A energia solar fotovoltaica é, atualmente, a alternativa que vem se tornando cada vez mais acessível para os consumidores que desejam realizar uma transição de matriz energética, com o surgimento de novas tecnologias e disponibilização de linhas de crédito específicas pelas principais instituições financeiras para o financiamento de projetos. Trata-se de um investimento que apresenta retorno imediato para os consumidores, sejam eles pessoas físicas ou empresários”, diz Freitas.

O webinar está marcado para o dia 20 de setembro, às 18h, numa parceria do Sebrae Alagoas com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e o Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas (Sindenergia/AL). As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas por meio da plataforma Sympla, quando forem abertas pela organização do evento.

Encontro de Negócios

Já no dia 28 de setembro, às 16h, será realizado um Encontro de Negócios com sete empresas que instalam sistemas fotovoltaicos. Os empresários que participarem do webinar e que estiverem interessados em acessar propostas para a viabilização do projeto no seu negócio vão poder conversar com os representantes dessas empresas. Ao se inscrever para o webinar, os empreendedores vão poder garantir presença neste segundo evento também.

Mais informações, ligue ou envie mensagem pelo WhatsApp para 0800 570 0800 ou acesse o portal www.sebrae.com.br/alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito: (82) 99162-5416