ASN AL
Compartilhe

Setor de turismo no alto sertão de Alagoas se prepara para a alta temporada

Sebrae intensifica ações entre os municípios da região com foco também no fortalecimento da economia local a longo prazo
Por Kelmenn Freitas – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

A retomada econômica começa a ganhar fôlego no setor do Turismo, à medida que a campanha de vacinação avança e chega a alta temporada do final de ano. Alguns empreendimentos no alto sertão alagoano já registram taxa de ocupação de 100% aos finais de semana, com reservas que se estendem até o feriado de Carnaval em 2022.

O Sebrae Alagoas tem executado uma série de ações na região para ajudar os empreendedores locais, não só nessa fase transitória de reabertura da economia, mas também para o cenário pós-pandemia. Já foram mais de 7 mil horas de consultorias realizadas pela Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, atendendo às necessidades dos pequenos e médios negócios da região. Além disso, outras iniciativas merecem destaque, como a criação de um site exclusivo sobre o turismo sertanejo, a Câmara Temática de Inovação e a articulação para as duas novas Estâncias de Governança na região.

“A gente desenvolveu um portal, junto com o trade turístico da região, envolvendo 21 empreendimentos, e ele é focado em experiências do destino. Cada um tem o seu espaço e potencializa sua marca nesse ambiente digital”, revela o gerente-adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira.

“São negócios de diversas cidades, prioritariamente de Piranhas, e envolve o meio da hospedagem, agências e atrativos turísticos. A ideia é que esse portal venha a ser uma ferramenta de promoção do destino”, completa, explicando que o site já está pronto e deverá ser liberado para acesso na próxima semana.

Manter aquecida a economia local é a principal pauta do Sebrae no alto sertão alagoano. A proximidade da alta estação e o verão nordestino passaram a exigir mais da Câmara Temática de Inovação, que, juntamente aos empreendedores, ajuda na criação e viabilidade de novos produtos para fomentar o setor turístico.

“A ideia é que a gente possa criar produtos, diversificar a oferta de destinos e fazer com que o turista passe mais tempo por aqui. Hoje, temos dois produtos principais, que são os Cânions do São Francisco e a Rota do Cangaço, mas a ideia é que a gente possa criar mais opções, lapidar e preparar o destino para que o turista quando vier[ao sertão alagoano] , passe mais tempo e queira retornar e/ou aproveitar outros passeios”, pontua Vitor. 

Relação com o empreendedor

As consultorias também compõem esse pacote estratégico para ajudar os empreendedores da região. A passagem do Rally dos Sertões por Alagoas, na edição deste ano, no final do mês de agosto, ajudou a acelerar o trabalho de capacitação junto ao empresariado de Delmiro Gouveia.  

“Agora, a gente vai fazer um ciclo de 60 dias de novas capacitações para preparar para a alta temporada, tanto na parte de atendimento como finanças. Também estamos buscando parcerias com outros provedores de solução, para preparar os empreendimentos na parte técnica, contemplando a parte de camareira, recepcionista etc”, conta o gerente-adjunto da Agência do Sebrae em Delmiro Gouveia. 

Ainda como desdobramento do Rally dos Sertões – e que deve ecoar até a virada do ano – estão previstas expedições à Região dos Cânions e à Foz do Rio São Francisco, programadas para acontecer em novembro e em janeiro de 2022. 

“Além do evento em si, o Rally dos Sertões irá promover expedições durante todo ano. Já tem uma fechada para janeiro, que será no Raso da Catarina, na Bahia, e outra nos Cânions, aqui em Alagoas. Em novembro, teremos a Expedição Opará, nome do Velho Chico, na língua Tupi. E a ideia é que a gente faça uma expedição dos Cânions à Foz, e também um grande passeio de ciclismo da Foz até os Cânions, previsto para os próximos meses”, revela Vitor.

Estâncias de Governança

A criação das Estâncias Turísticas do São Francisco e a da Caatinga, previstas em Lei Federal, também está na agenda de articulação do Sebrae Alagoas, em parceria com gestores públicos e empreendedores.

A ideia é que elas reúnam os municípios que ajudam a canalizar o turismo nessas regiões, fomentando a atividade no interior do Estado de forma mais ampla, sem priorizar uma cidade específica, mas todo o conjunto de localidades. 

“Nesse pacote de ações, temos ainda a nossa participação nos Conselhos Municipais de Turismo, sempre trazendo novas iniciativas, e o ecossistema de inovação, que contempla o Turismo e a Economia Criativa. Identificamos os novos principais produtos de artesanato da região e estamos fazendo um acompanhamento continuado para estruturar a associação”, diz Vitor Pereira. 

O projeto Alagoas Maior, que substitui e amplia as ações previstas no Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) – atuante há mais de 10 anos no Estado, também fomenta o turismo no Alto Sertão. A Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia acompanha algumas iniciativas com produção associada ao turismo, como a apicultura e a fabricação de cocadas e de licor. A intenção é que o turista possa levar esses produtos como uma lembrança do Sertão para o seu município de origem.

Contato para a imprensa: 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito: (82) 99162-5416