ASN AL
Compartilhe

Sesi e Senai conhecem estrutura de processos e gestão do Sebrae Alagoas

Gestão das aquisições de bens e serviços foi a área de maior interesse das duas instituições
Por Kelmenn Freitas – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Gestores e analistas do Sesi e Senai em Alagoas estiveram na sede do Sebrae na última terça-feira (08), no Centro de Maceió, para mais uma visita de benchmarking à instituição, com o objetivo de conhecer a sua estrutura de processos internos. A gestão das aquisições de bens e serviços – envolvendo Dispensa, Inexigibilidade e Licitação – foi a área de maior interesse dos profissionais.

A equipe da Unidade de Administração e Suprimentos (UAS) do Sebrae mostrou como funciona o processo de aquisição de bens e serviços na instituição, enquanto a Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) explicou sobre as fases do processo Relacionamento e a Unidade de Tecnologia da Informação e Processos (UTIP) apresentou todos os sistemas deste processo.

“Desde 2011 que o Sebrae atua nesse processo, com grandes avanços. Apresentamos o conceito, a linha do tempo do processo de Relacionamento, os sistemas e os desafios para este ano de 2022”, explica o gerente da URE, Marcos Alencar.

A primeira dessas visitas ao Sebrae ocorreu em 18 de fevereiro, após contato do Sesi e Senai sinalizando interesse em conhecer os processos. Nesse encontro do mês passado, a equipe da Unidade de Soluções e Inovação (USI) apresentou o processo Desenvolvimento de Produto e Gestão de Portfólio. “O grande benefício [para o Sesi/Senai] é a troca de aprendizado entre as instituições”, avalia Gustavo de Almeida, gerente da UTIP.

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Roberval Cabral, nos últimos dois anos os processos internos da instituição passaram por uma visível evolução, contribuindo para a implantação de melhorias nas ações e procedimentos. “Receber as equipes do Sesi/Senai foi uma grande satisfação, pois somos parceiros e temos essa missão de compartilhar as boas práticas”, explica o diretor.