ASN AL
Compartilhe

Seminário Construção Competitiva destaca papel das startups na construção civil

Programação teve início com palestra sobre os papeis das startups para contribuir com ações inovadoras no setor
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Criado para discutir a inovação aliada à construção civil, o seminário Construção Competitiva teve início na tarde dessa terça-feira (24), na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon/AL), em Maceió. A abertura oficial do evento foi marcada pela palestra ‘Construção Competitiva: Startups, quais os seus papeis?’, ministrada por Egon Daxbacher, tech Hunter na D1G1 Dax e doutorando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antes da palestra, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Alagoas, Zezinho Nogueira, abriu o evento, destacando a importância das discussões colocadas na programação que também faz parte da Semana Global do Empreendedorismo (SGE).

“É um evento importante principalmente nesse momento atual, sobretudo diante das mudanças pelas quais o mundo vem caminhando. O Construção Competitiva é um desafio muito grande para o nosso setor, pois nós temos que entrar nessa era, temos que ser mais competitivos e evoluir muito. O Sebrae Alagoas participa desse evento com muita honra”, afirma Zezinho Nogueira.

Egon Daxbacher iniciou sua apresentação falando sobre a definição de startups e o perfil delas no Brasil. “Elas mudaram o perfil, seja do ponto de vista de prontidão tecnológica, seja do ponto de vista de maturidade empresarial. As pessoas que estão nas startups estão para fazer negócios, não para fazer experimentos e protótipos. A faixa de idade de pessoas 35 a 59 anos como fundadores de startups cresceu de forma absurda”, pontua.

Em seguida, Egon trouxe dados sobre as startups no país e mostrou diversos rankings de startups, enfatizando algumas construtechs – startups da construção civil, lembrando que elas são cruciais para quem quer inovar, resolver problemas e aumentar a lucratividade, principalmente quando a construtech já está consolidada no mercado.

Egon Daxbacher lembrou que somente nos últimos 12 meses, mais de 1,6 mil empresas grandes e startups fizeram negócio entre si. De 2016 até 2020, startups ajudaram a movimentar mais de R$ 1 bilhão, sendo R$ 540 milhões somente de prestação de serviços, e o restante do valor advindo de aportes de investimentos.

“As startups não são mais animais raros. Elas fazem parte de um ecossistema econômico e das cadeias produtivas no Brasil”, conclui.

Expositoras e debate

Como expositoras do evento, estão as startups alagoanas: I9 Colab, gestão de negócios inovadores; Isobloco, soluções modulares em concreto celular termoacústico; Sankhya, soluções integradas de gestão corporativa ERP, B.I., DBA Center; e Hefx, gestão 4.0 dos ativos da indústria.

Em sua apresentação, Egon Daxbacher deu espaço para que os representantes das startups expositoras mais a Stant, software de gestão de obras e outros empresários do setor da construção civil pudessem debater, compartilhando experiências, dificuldades, desafios e relatos sobre o relacionamento delas com grandes empresas.

Na abertura, o presidente do Sinduscon/AL, Alfredo Brêda, destacou o nível das startups alagoanas participantes do evento.

“Fiquei impressionado com as startups locais que aqui estão. Não conhecia e fiquei muito feliz e satisfeito com o que encontrei aqui. Quando terminar o evento, irei levar algo dessas startups para minha empresa e recomendo a todos que tenham essa oportunidade que também o faça, porque elas têm coisas muito boas”, enfatiza.

O ‘Construção Competitiva’ vai até esta quinta-feira (26). A programação completa do evento e o link para inscrições podem ser acessados por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/3pD6WnQ.

O evento é uma realização do Sinduscon/AL, tendo como correalizadores o Sebrae Alagoas, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e o Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção, com o apoio da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI/AL).

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416

[email protected]