Para trazer mais visibilidade e compartilhar informações sobre conceitos e desenvolvimento desses ambientes no estado, o Sebrae Alagoas apresenta a página sobre os Ecossistemas Locais de Inovação em Alagoas hospedada no portal www.sebrae.com.br/alagoas .
O site aborda o conceito de Ecossistema Local de Inovação como aquilo que reúne, estimula e gera integração entre empresas, proporcionando e articulando o viés da inovação a fim de promover o desenvolvimento social e econômico. Conheça melhor essa ferramenta, clique: https://cutt.ly/xbQOQZM
Analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Danisson Reis, destaca a importância de disponibilizar conteúdos sobre o Ecossistema de Inovação em Alagoas e, assim, contribuir para o fortalecimento desse ambiente.
“Ao compartilhar conteúdo sobre os ecossistemas locais, começamos a dar visibilidade a essas informações e benefícios que estão acontecendo para a própria sociedade, para que as pessoas enxerguem o que é um ecossistema local de inovação e passem a cobrar das instituições, das universidades, das associações representativas de classe e dos governos um maior engajamento nessa empreitada”, afirma Danisson Reis.
Ele reforça que essa cobrança, se fomentada com dados, pode contribuir com a geração de mais pesquisas acadêmicas, mais notoriedade e conhecimento a ser gerado sobre inovação na sociedade.
Ecossistemas em Alagoas
No estado, existem três Ecossistemas Locais de Inovação sendo trabalhados. Um em Maceió, envolvendo a cadeia do plástico, economia criativa e turismo, alimentos e bebidas, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e saúde; outro no Agreste Alagoano, composto pelas cidades de Arapiraca, Batalha e Palmeira dos Índios, atuando com os setores do agronegócio, saúde e TICs; além do ecossistema situado no Sertão, composto pelas cidades de Delmiro Gouveia, Piranhas e Santana do Ipanema, nos campos de economia criativa e turismo, agroprodução e TICs.
Os três envolvem o conjunto de atores, de normas, de leis, de capital, de instituições de ensino superior, de instituições do governo, laboratórios, ambientes de inovação, empresas e representantes da sociedade civil.
“Os atores são todos aqueles que, de alguma forma, possam contribuir para essa cooperação em prol da inovação e que essa inovação seja transformada em desenvolvimento territorial com o apoio de elos do governo, repartições, representantes de classes, poder público e elos do Sistema S para fazer essa voz ser ouvida”, pontua Danisson.
A página ainda traz informações sobre a Metodologia de Ecossistema Local de Inovação e um link para um e-book exclusivo para os interessados.
Atendimento remoto
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até dia 07 de maio. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416