Para discutir temas pertinentes ao avanço da tecnologia, inovação, ecossistemas envolvidos e seus atores, a Diretoria Executiva do Sebrae Alagoas recebeu, na manhã desta terça-feira (18), na sede da instituição, o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Silvio Bulhões.
Em pauta, também estiveram temas como a ocupação das salas do Centro de Inovação do Polo Tecnológico, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió, e os impactos positivos que o polo poderá trazer para a cidade e micro e pequenas empresas envolvidas.
Na oportunidade, o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, destacou que o Sebrae quer contribuir ainda mais, não somente com o fortalecimento do Polo Tecnológico, mas de todo o Jaraguá e entorno.
“Acreditamos que dois vetores podem ser interessantes para o futuro de Maceió e desse polígono. Esse eixo da economia criativa, ligado à Ufal, aqui na Praça Sinimbu, que é um equipamento que já foi importante para a cidade, pode ajudar a dinamizar e atrair talentos. No Jaraguá, temos uma perspectiva de mudança. Já vemos empresas acreditando. Só essa fricção de ir lá tomar um café já começa a dar uma dinâmica”, pontuou.
O diretor apresentou algumas ações já iniciadas pela parceria e eixos trabalhados pelo Sebrae envolvendo o setor, como os encontros com startups, o olhar voltado à economia criativa, negócios de impacto social, empreendedorismo feminino e os ecossistemas locais de inovação de Maceió, Agreste e Sertão Alagoano. Ele enfatizou, ainda, que é fundamental que as instituições discutam o marco regulatório e a lei de inovação.
Sebraelab
Outros temas da reunião foram a mudança de mindset do Sebrae ao atender o cliente e ao preparar as instalações do Sebraelab e do Espaço Maker na própria sede do Sebrae, além da articulação de um espaço físico no próprio Polo Tecnológico do Jaraguá e oferta de mentorias para startups e acompanhamento do fluxo de desenvolvimento dessas empresas.
“A chegada do Sebrae no Polo e a oficialização disso irá incentivar ainda mais as empresas que já demonstram interesse em ocupar aquele espaço e inaugurá-lo já funcionando. O Sebrae como parceiro já está no meu DNA. Em 13 anos, em várias áreas, fazendo parte do governo do Estado, o Sebrae sempre esteve em paralelo. Com essa parceria, iremos acelerar o que já vem sendo feito e fortalecer algumas ações e projetos específicos que já vêm sendo feitos e precisam desse apoio”, concluiu o secretário Silvio Bulhões.
Também participaram da reunião o diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira; a gerente da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Liza Bádue, e gerente-adjunta da USI, Áurea Andrade; além de Rodrigo Rossiter, superintendente da Secti/AL e Pedro Ivo, assessor técnico da Secti/AL.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416