ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas e Prefeitura de Maceió assinam convênio para acelerar MEI

Iniciativa irá selecionar 200 microempreendedores individuais de Maceió para participar de capacitações e mentorias
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Na manhã desta segunda-feira (03), o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Maceió assinaram, no gabinete do prefeito João Henrique Caldas (JHC), um convênio para a implantação da metodologia de aceleração de empresas Salto Aceleradora. Por meio da realização de capacitação gratuita para 200 Microempreendedores Individuais (MEI), o convênio busca impulsionar o desenvolvimento socioeconômico na cidade.

As capacitações terão início no dia 8 de junho e, durante 8 semanas, em encontros online, os participantes receberão mentoria de profissionais e facilitadores em oficinas e laboratórios de prática. A aceleração contará com capacitação nas áreas de finanças, mercado, alto desenvolvimento, modelo de negócio, marketing digital e pitch.

Serão selecionados os 200 primeiros inscritos com a situação regularizada com relação ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e com a Declaração Anual de Faturamento. Os interessados poderão se inscrever até o dia 24 de maio no site: https://www.saltoaceleradora.com/.

Durante a assinatura do convênio, por meio de videoconferência, José Arthur Botelho, coordenador do Impact Hub, que desenvolveu a Metodologia Salto, destacou como funciona a aplicação da metodologia que encontra em Maceió uma porta de entrada para outras capitais do Nordeste.

“O nosso grande objetivo com essa metodologia é fazer com que o MEI cresça, aumente as vendas e tenha mais conhecimento sobre marketing e vendas. Hoje a nossa metodologia funciona 100% online, sendo baseada em três etapas que chamamos de saltos: o primeiro salto tem um foco no empreendedor para que ele possa se conhecer e se desenvolver. O segundo salto tem foco no negócio, trabalhando aspectos da empresa. O terceiro é focado no crescimento”, afirma José Arthur.

Diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, enfatiza a importância de ofertar mais uma ação em prol do fortalecimento do MEI na cidade e, consequentemente, um maior desenvolvimento da economia local.

“Possibilitar o crescimento dessa categoria empresarial é um desejo nosso. Temos mais de 100 mil MEI em Alagoas, 55 mil deles somente em Maceió. Muitos deles surgiram por necessidade, por problemas na economia, pessoas que estavam em situação difícil e decidiram empreender. Muitas vezes não prosperam por falta conhecimento e mercado. Dar suporte ao MEI para que eles possam evoluir sempre é uma preocupação do Sebrae e essa aceleração pode transformá-los até em microempresas e gerar mais empregos”, conclui.

O prefeito de Maceió, JHC, também enfatizou suas expectativas em relação ao início do convênio, sobretudo para o MEI que está iniciando na jornada do empreendedorismo. “Esta é uma forma lúcida e atual de compreender os desafios e dificuldades que, especialmente, os jovens empreendedores que estão começando agora precisam enxergar, se planejar e trilhar o seu caminho. Essa parceria trará um alicerce, uma base fundamental para o desenvolvimento dos negócios, trazendo conhecimento e sustentabilidade para empreender no mundo real e manter a empresa viva, de pé”, pontua.

Diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, ainda falou sobre outros aspectos que o programa pode contribuir. “Essa parceria está em linha com o que o prefeito se propôs a fazer nesse início de mandato, enfrentando questões de inclusão e inovação, acelerando o processo de transformação através do empreendedorismo. Este é um programa típico, que trabalha com a base da pirâmide e contribui com o desenvolvimento”, finaliza.

Atendimento remoto

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até dia 7 de maio. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416