ASN AL
Compartilhe

Sebrae/AL faz balanço de ações de políticas públicas, compras governamentais e ambiente de negócios

Com a pandemia, instituição atuou com ações remotas e capacitações com agentes, gestores e secretários municipais de desenvolvimento
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Por meio de sua Unidade de Competitividade e Desenvolvimento, o Sebrae Alagoas atua com iniciativas, programas e ações de políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios no estado, envolvendo a Redesim e o apoio à implantação da Lei de Liberdade Econômica. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, algumas dessas ações precisaram ser adaptadas, mas continuaram eficazes e envolveram importantes atores para as micro e pequenas empresas locais, estimulando as compras governamentais, principalmente com o foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e agricultura familiar.

Em abril, já com a pandemia em curso, o Sebrae promoveu um curso para Agentes de Desenvolvimento dos municípios alagoanos com o objetivo de incentivar a criação de planos de ação para a retomada das micro e pequenas empresas, com apresentações de projetos incluindo questões de biossegurança, seguindo os protocolos de distanciamento social.

Além disso, foram promovidas orientações remotas com os municípios como o Encontro de Pregoeiros, falando sobre as compras públicas em tempos de pandemia e produções de cartilhas, protocolos para prefeituras e e-books em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), trazendo temas como “Contrate uma pequena empresa” e “Como manter empregos e contribuir para a economia local”, além do Plano de Ação Municipal de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, lembra que a instituição ainda promoveu as trilhas do Sebrae Adapte, ofertando consultorias gratuitas com adequação a retomada das empresas do turismo e agronegócios.

Segundo ela, o Sebrae ofertou, também, vários produtos digitais abordando as compras governamentais, com consultorias online em municípios envolvidos no Programa Cidade Empreendedora, com ações nos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos.

A iniciativa foi responsável pela promoção do 2º Concurso de Merendeiras, criado a partir de chamada pública para eleger, divulgar e premiar receitas elaboradas por merendeiras que atuam em escolas públicas de educação básica localizadas nos municípios atendidos pelo programa, envolvendo toda uma cadeia.

“Esse ano percebemos uma evolução na participação das merendeiras. Elas passaram a se apropriar mais dos produtos das regiões as quais elas vieram. Percebemos nos pratos a presença de ingredientes locais. Esta também é uma forma de valorizar a agricultura e gerar renda no próprio município, além de garantir a segurança alimentar das crianças. Isso é bom porque esses produtos entram nos editais dos municípios nas próximas chamadas públicas”, afirma.

Outro ponto destacado por Renata Fonseca foi a realização de reuniões remotas com secretários de desenvolvimento municipais, por meio do Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, sempre abordando alterações em legislações e tirando dúvidas de técnicos e gestores.

Ainda nessa vertente, o Sebrae ainda realizou uma Maratona de Projetos com secretários e agentes de desenvolvimento, ação na qual os participantes puderam montar projetos em diversos setores para apresentação aos novos ou prefeitos reeleitos no estado.

E o que esperar de 2021?

Em 2021, com o foco no desenvolvimento local, o Sebrae irá reforçar sua atuação nos municípios alagoanos. Enfatiza Renata Fonseca. “Em 2021, vamos trazer novidades nesse sentido, já que vamos aprimorar a atuação do Programa Cidade Empreendedora, com um envolvimento ainda mais intenso das unidades para contribuir com a transformação das micro e pequenas empresas para trabalhar, sobretudo, as alterações na Lei de Licitação, dando suporte aos municípios”, pontua.

Ações como o Concurso de Merendeiras e projetos de educação empreendedora também serão expandidos. “O concurso deverá ser aplicado em um número maior de municípios, além dos 10 do programa, envolvendo cada vez mais merendeiras. O Sebrae também vai realizar mais capacitações com professores, aprimorar o projeto-piloto de educação à distância aplicado nos municípios de Campo Alegre, Coruripe e Penedo, permitindo que os alunos desenvolvam ações a partir de problemáticas de suas comunidades”, finaliza.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416

[email protected]