Já consolidada como uma das principais opções de entretenimento, lazer, descanso e conhecimento do Sertão Alagoano, a pousada, restaurante e reserva ecológica Castanho é símbolo de como o ecoturismo é viável. Às margens do Rio São Francisco, o Castanho (@restaurante_castanho) também se destaca por oferecer várias experiências, como o museu a céu aberto, som dos pássaros e o contato direto com a natureza. Tudo isso pode ser conferido nas redes sociais da empresa, que passou a ampliar a sua visibilidade e seu potencial turístico.
A empresária Elise Baggenstoss conta que desenvolve um trabalho nas redes sociais desde 2013, logo no início das atividades do restaurante, com perfis no Instagram, Facebook, Tripadvisor e Google Business. Hoje, o foco é na divulgação por meio da presença de digitais influencers na empresa, além dos locais ‘instagramáveis’ espalhados no restaurante, o que ajuda a dar um ‘boom’ através da utilização de hashtags.
“É um trabalho de formiguinha que começa com as parcerias com os influenciadores para ajudar na divulgação e, principalmente, buscando dar atenção ao cliente nas redes, fazendo reposts e solicitando que eles postem suas experiências, além de dar mimos ao cliente, seja um drink ou fazendo promoções”, conta Elise.
A parceria com digitais influencers regionais e jornalistas para a divulgação vai além do próprio Castanho e contribui para divulgar o destino como um todo, fazendo com que o turista fique mais tempo na região.
“Uma das nossas propostas é divulgar o destino ‘Cânions do São Francisco’. Não é somente o município de Delmiro Gouveia. Isso engloba Olho d’água do Casado, Piranhas, Paulo Afonso, na Bahia, e toda a região. Focamos muito nisso, no Sertão de Alagoas. Com essas parcerias, os influenciadores vão ao Castanho, sentem, de fato, a experiência do local, mostrando um pouco do sabor da gastronomia, de como é o Sertão. Isso ajuda a fazer com que os futuros viajantes conheçam bem a região e fiquem mais tempo por aqui”, afirma a empresária.
Elise também destacou outros atrativos que agregam valor ao destino, como os passeios do pôr do sol em Olho d’água do Casado; passeios da Rota do Cangaço; dos Cânions e do Vale dos Mestres, com o próprio Castanho.
Um dos propósitos da empresa também é apresentar um pouco a natureza viva da caatinga, sobretudo as mais de 70 espécies de pássaros do Sertão, entre eles o Jacu e a Arara, que podem ser vistos soltos no local, fator proporcionado pela preservação dentro da maior reserva particular de caatinga de Alagoas, com mais de 1.500 hectares de área.
Planejamento das redes
Elise revela que para o sucesso nas redes é preciso planejamento. O Castanho conta com um calendário dividido por conteúdos temáticos como, por exemplo, sobre a região, sobre a história do Sertão, do local e do museu que fica na pousada. Outro ponto são as postagens de forma ‘humana’, mostrando a realidade, os bastidores e o trabalho feito diariamente, trazendo feedbacks e a vivência de clientes.
“Isso tudo agrega para o conteúdo do Castanho, deixa tudo mais humanizado. Quem faz o Castanho são os clientes, os visitantes. Não tem propaganda melhor do que a feita por um cliente satisfeito que mostra a experiência vivenciada”, enfatiza Elise.
A empresária ainda reforça que todo esse trabalho é feito com o apoio do Sebrae Alagoas, por meio de suas capacitações e consultorias em áreas como gestão, processos e marketing digital, sobretudo no início da pandemia da Covid-19.
“Foi nesse período que o Sebrae esteve ainda mais conosco, principalmente nos auxiliando na questão do atendimento ao cliente. O marketing tem que estar sempre alinhado com o atendimento. Se o atendimento não está bom é porque o marketing também não está. O Sebrae nos auxiliou no planejamento e nas estratégias para as redes sociais, para que o cliente também ache a empresa de forma orgânica”, pontua.
Como reconhecimento do trabalho, o perfil do restaurante conta com mais de 208 mil seguidores. Mas, para Elise Baggenstoss, uma das metas é converter ainda mais seguidores em clientes fiéis.
“É importante conseguir clientes, não apenas seguidores. É fidelizar quem já nos segue. Fidelizando, esse cliente volta, indica mais pessoas. Nossa ideia é fazer esse seguidor vir ao Castanho não apenas uma vez ao ano, mas duas ou três vezes. Isso é possível para o cliente de fora do País, de outros estados, mas, principalmente, para os clientes da região”, conclui.
Após a consultoria de planejamento estratégico feita pelo Sebrae na empresa, Elise pôde traçar algumas metas para 2022 e para os anos seguintes, vislumbrando novas estratégias para atrair visitantes e públicos de nicho, como o de observação de pássaros e praticantes da pesca esportiva, além de ações envolvendo meditação e massagem. A ampliação da estrutura também é uma meta.
“Até 2023 iremos fazer muita coisa. A maioria delas é surpresa, para melhorar a parte estrutural e de atendimento. Outro spoiler é a parte de hotelaria da Pousada Castanho que vai aumentar para receber mais gente”, finaliza Elise.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Myrna Pessoa: (82) 99162-5416