O Programa Catalisa ICT, articulado pelo Sebrae com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, selecionou mil pesquisas de todo o país, nas mais diversas áreas de atuação. Somente em Alagoas, 20 projetos de negócios com potencial inovador foram contemplados e serão acelerados nos próximos meses dentro de uma jornada que vai oferecer ao seu público-alvo nesta primeira etapa, mestres, doutores, mestrandos e doutorandos, capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial em todo o Brasil.
As pesquisas selecionadas trabalham conceitos tecnológicos formulados ou aplicados, com foco na solução de problemas reais, de natureza institucional, industrial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos com potencial de impacto econômico ou social.
Analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Danisson Reis destaca que a etapa de capacitação, envolvendo temas como atitude empreendedora, inovação aberta, gestão da inovação e prospecção tecnológica foi iniciada na última segunda-feira (29). O analista também falou sobre suas expectativas para as próximas etapas.
“Eles entraram na capacitação proposta na qual construirão um plano de inovação para o próximo edital que permitirá acesso a subvenção econômica. Minha expectativa é maximizar o maior número de acesso a esses recursos em Alagoas. Já estamos conversando com os pesquisadores e verificando como podemos ajuda-los”, conclui Danisson Reis.
Próximas etapas
No último dia 25, mais de 1,6 mil pesquisadores participaram da aula inaugural online, com a apresentação das próximas etapas do Catalisa ICT e iniciativas futuras do Sebrae, Finep e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Das mil pesquisas selecionadas nesta fase serão construídos 270 planos de inovação que receberão aporte financeiro de R$ 150 mil a partir de um novo edital.
Nas etapas seguintes, serão feitas as seleções e a execução de planos e projetos de inovação, além da articulação com investidores. Os projetos inscritos ficarão na plataforma World Labs, que servirá de base de dados, vitrine para projetos, gestão de grupos e oportunidades de fazer networking e participar de eventos.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416