ASN AL
Compartilhe

Pré-lançamento marca início das atividades da Salto Aceleradora de MEI em Maceió

Aceleração contará com capacitação nas áreas de finanças, mercado, alto desenvolvimento, modelo de negócio, marketing digital e pitch
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Combinando elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, focando no desenvolvimento profissional e pessoal dos Microempreendedores Individuais (MEI), o Programa Salto Aceleradora, que na capital alagoana será promovido através do convênio assinado pelo Sebrae Alagoas e prefeitura, realizou seu pré-lançamento em um evento online, na noite da última quarta-feira (26).

O evento contou com apresentação do coordenador do Impact Hub, que desenvolveu a Metodologia Salto, José Arthur Botelho, resumindo a atuação do programa em outros estados durante o ano de 2020, quando obteve mais de 4 mil inscritos, sendo mais de 1,6 mil MEIs. 56% desses participantes tiveram aumento real no faturamento e mais de 90% aumentaram a motivação no mundo do empreendedorismo.

A seleção dos MEIs será divulgada no dia 8 de junho e, durante 10 semanas, em encontros online, os participantes receberão mentoria de profissionais e facilitadores em oficinas e laboratórios de prática. A aceleração contará com capacitação nas áreas de finanças, mercado, desenvolvimento, modelo de negócio, marketing digital e pitch.

Na oportunidade, José Arthur apresentou como funciona a aplicação da metodologia baseada em três etapas de capacitação online chamadas de saltos: o primeiro salto tem um foco no empreendedor para que ele possa se conhecer e se desenvolver. O segundo salto tem foco no negócio, trabalhando aspectos da empresa. O terceiro é focado no crescimento do negócio.

O coordenador também lembrou que Maceió é a primeira cidade do Nordeste a receber turmas do programa. “É muito bom saber que estamos iniciando uma parceria que vai ajudar a mudar Maceió, a primeira capital do Nordeste a contar com o Salto. Estamos felizes em desembarcar no Nordeste a partir de Maceió. Também queremos uma Maceió próspera e com muito desenvolvimento econômico”, afirma.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC) enfatizou que conseguir ofertar mais uma qualificação para melhorar o ambiente de negócios é fundamental, mas também é importante para que essas empresas participantes da capacitação possam se estruturar e enfrentar esse momento desafiador com inovação e criatividade.

“Os desafios sempre estiveram presentes, mas é nesse momento, nessa emergência de saúde pública mundial é que vamos conseguir se reinventar e sair dessa ainda mais fortes. Essa iniciativa ajuda a trazer esperança em parceria com o terceiro setor, com a iniciativa privada. A partir do Salto, as pessoas poderão montar e melhorar seus negócios”, pontua.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, destacou que a iniciativa poderá contribuir com a retomada desses pequenos negócios, sobretudo quando Maceió sai na frente ao conseguir a cobertura vacinal dos grupos prioritários, reforçando que esses avanços são importantes para vencer os atuais desafios para o retorno pleno da economia local.

“Pensar em inovação e como a gestão pública pode ser inovadora é um grande desafio e o prefeito JHC carrega essa pauta. Só por estar presente, mostra o quanto se preocupa com a inovação, com o empreendedorismo e a construção de um ambiente de negócios mais favorável. A aceleração é um processo intenso e inovador. Esta é a primeira turma online. Estou seguro de que dessa parceria surgirão outras oportunidades para que possamos demonstrar que é possível mudar esse quadro desafiador”, conclui.

O Salto na prática

O evento também contou com o depoimento de uma das microempreendedoras individuais aceleradas pela Salto que se destacaram em 2020, a empresária Ana Bughi, do Estúdio Papel Riscado. Designer, ela trabalhava com papelaria de festa. Há quatro anos, começou a fazer bloquinhos e cadernos em casa.

Com a pandemia, a empresa sofreu no início. “Entramos em pânico, sem entender bem o que estava acontecendo. Os primeiros meses foram difíceis. Comecei a ter problemas com fornecedores, comecei a ter dificuldade em comprar elásticos porque estavam utilizando para fazer as máscaras. Com preços mais altos, também passei a ter dificuldade para comprar caixas. Com a demanda online aumentando, foi mais difícil encontrar elas, passei a pagar mais caro”, lembra.

Foi aí que ela resolveu participar do programa e a empresa cresceu. “Comecei o Salto sem muita expectativa, mas vi que funcionava. Tudo parecia difícil, eu parava tudo, mas fui me envolvendo sem perceber. Eu passei a olhar para dentro da minha empresa como se estivesse de fora. Essa foi a minha grande mudança”, reforça.

Após o Salto, Ana alavancou as vendas online e a empresa passou a atuar em uma sala comercial, ter funcionário e faturar três vezes mais. “Começamos a vender absurdamente durante a pandemia. Vendemos em lojas online e só crescemos. Tive um salto mesmo. Passamos a ter um faturamento três vezes maior e a expectativa é crescer três vezes mais até o fim do ano”, conclui.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 31 de maio através do site: bit.ly/aplicaçãosalto2021.   Qualquer microempreendedor formalizado pode se inscrever e o quanto antes ele se candidatar, mais chances tem de participar do programa. Serão escolhidos os 200 primeiros inscritos que estiverem com a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e o Documento de Arrecadação (DAS) de 2020 regularizados.

Caso o MEI não atenda aos critérios ele será informado com antecedência para que atualize suas pendências e possa participar da seleção.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito (82) 99162-5416