ASN AL
Compartilhe

‘Piranhas 150’: evento ressalta parceria com o Sebrae Alagoas e planejamento para os próximos anos

Projeto envolve seminário, oficinas e compilação de dados e informações para elaboração de plano de desenvolvimento
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Piranhas – Para debater e construir um plano de desenvolvimento estratégico municipal para os próximos 16 anos, integrando ações de orçamento (PPA), compras públicas (PAC) e planejamento institucional (PDI), a Prefeitura de Piranhas criou o projeto Piranhas 150, com diversas etapas. A primeira delas foi o seminário iniciado na quarta-feira, dia 8, no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, e contou com a participação do Sebrae Alagoas.

Um dos palestrantes do primeiro dia de evento, no Seminário de Diagnóstico e Perspectivas para o Município foi o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira. Ele abordou tópicos como as potencialidades e vocações da região de Piranhas, sobretudo envolvendo o turismo, a economia criativa, agricultura, compras públicas urbanas e rurais, Ecossistema de Inovação do Sertão e seus setores prioritários (agroprodução, turismo, economia criativa e TIC).

Vitor Pereira ainda destacou o ambiente de negócios, a Fábrica de Inovação que será inaugurada em Piranhas e deverá receber a Sala do Empreendedor, além de eventos, apoio do Sebrae ao turismo e consultorias recebidas pelo município como a de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que fez o Sebrae Nacional selecionar Piranhas como piloto.

Outro ponto enfatizado pelo gerente adjunto foi a consultoria realizada com a startup catarinense Smart Tour, sobre dados de turismo. A empresa foi uma das vencedoras de um evento de startups de turismo do Sebrae. Piranhas é uma das seis cidades brasileiras selecionadas pelo Sebrae para receber a consultoria.

“Parabenizo a gestão inovadora e empreendedora do município de Piranhas por realizar um planejamento a médio prazo, mas também com o foco em resultados práticos e imediatos, além do monitoramento com a criação de indicadores”, afirma Vitor Pereira.

De acordo com o prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, nessa primeira etapa foram utilizadas ferramentas de gestão para mapear as potencialidades e fraquezas do município, sanando diversos gargalos e direcionando o caminho que a administração municipal deve seguir nos próximos anos.

“É a partir dessa análise técnica que conseguiremos atuar de forma mais efetiva na consolidação do Plano, um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa Lapinha. Esse projeto abrange metas para os próximos 16 anos, que envolvem orçamento, compras públicas e planejamento institucional. Não temos dúvidas que o Piranhas 150 vai direcionar melhorias significativas para o nosso município”, conclui.

O ‘Piranhas 150’ também contou com oficinas para estabelecer métricas e prioridades para a continuidade efetiva de todos os projetos e programas envolvendo as secretarias municipais. A última etapa foi de compilação de dados e a conclusão dos resultados obtidos durante os três dias de evento, discutindo os melhores caminhos e base para elaboração de um relatório final.