O processo de criação do Plano Municipal de Turismo de Maceió avançou mais uma etapa, na quarta-feira (4), com a realização da Oficina Metodologia de Canvas com representantes da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) da capital e do Sebrae Alagoas. É a segunda vez que esse tipo de oficina é realizada com foco no Plano de Turismo e consiste numa ferramenta de planejamento estratégico que permite aprimorar e esboçar modelos de negócio e projetos novos ou já existentes.
A oficina foi conduzida pelo consultor da empresa credenciada, Alexsandro Geraldo dos Santos, especialista em Engenharia de Negócios, que ajudou os técnicos da Semtel e do Sebrae na construção da persona do turista que frequenta Maceió. O objetivo é traçar o perfil do viajante que desembarca na capital alagoana, para saber se a maioria busca a cidade para passeio, negócios, lua de mel etc.
O cenário pós pandemia também foi levado em consideração, para quando os casos de contaminação por Covid-19 chegarem num nível em que é possível retomar 100% as atividades turísticas. Uma característica desse turista será a preocupação em viajar para destinos que ofereçam segurança sanitária. Por isso, a oficina de Canvas deu atenção ao presente e ao futuro do setor de turismo da capital.
“O Plano Municipal de Turismo, o seu planejamento estratégico, é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da capital e para se pensar a Secretaria e o município lá no futuro, como a cidade sendo um grande atrativo turístico nacional e internacional”, diz o consultor.
“Por isso, a secretária [de Turismo de Maceió, Patrícia Mourão] pensou, junto com o Sebrae Alagoas, que poderia alinhar as ideias e mentalidade de todo o grupo, de todos os participantes da sua Secretaria, para com esse pensamento estratégico pensar para frente. Como podemos fazer um nivelamento e preparação para o planejamento? É o que nós chamamos aqui de etapa número zero, que vem antes da etapa número 1, que é a produção do Plano propriamente dito”, explica.
Para Alexsandro Geraldo, o planejamento nessa etapa do processo é uma ferramenta importante porque ajuda a enxergar recursos e obstáculos, dando uma visão mais ampla de como otimizar esses recursos no decorrer do tempo.
“Porque se a gente tivesse dinheiro para tudo era bom, mas ninguém tem dinheiro para tudo. Então a gente otimiza pessoas, processos, dinheiro e prazos. É aqui onde entra o Canvas e suas ferramentas ágeis. Numa folha só a gente consegue gerar isso, é co-criação, porque todo mundo participa e gera a opinião de todos. Gera um engajamento maior da equipe para esse alinhamento. Quando todos colocam a mão na massa, que é o Hands-on, todos os sentidos são estimulados: pensamento, audição, tato”, destaca o consultor.
Durante a oficina foram pontuados alguns obstáculos e queixas para a permanência dos turistas em Maceió, entre eles a proliferação do sargaço em determinadas épocas do ano, mas principalmente durante o verão, quando o litoral nordestino vive sua alta temporada e essas algas alcançam a faixa de areia da praia em maior volume.
“Acho que um grupo técnico pequeno e rápido, com integrantes da Ufal e do IMA, pode ser formado para que haja uma decisão, em definitivo, sobre qual melhor procedimento adotar quanto ao sargaço”, sugeriu a secretária de Turismo da capital, Patrícia Mourão.
Ela também destacou a importância da criação de um calendário anual de eventos, para ajudar os empresários do setor de turismo a se planejarem com antecedência para receber hóspedes e visitantes. A criação de um aplicativo para celular com foco na divulgação dos atrativos turísticos de Maceió também vem sendo cogitada e deve fazer parte do Plano Municipal de Turismo.
“Todas as parcerias que foram feitas com o Sebrae ao longo de todos os anos sempre foram extremamente duradouras e impactantes nos seus resultados. Eu acredito que, especificamente agora, nesse primeiro projeto em conjunto nosso, que é o Plano Municipal de Turismo, vai ter uma repercussão muito grande, uma importância imensa para o desenvolvimento dessa área em Maceió”, diz a secretária.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, também participou da oficina. Ele destacou a importância do Mapa de Empatia para ajudar na produção do Plano Municipal de Turismo, ou seja, cada um se colocar no lugar de um potencial viajante neste momento de crise sanitária e no período de pós pandemia.
“Ele [o turista] está em casa ainda pensando se vem ou não vem, se tem ou não que viajar, que modal vai utilizar, quanto tempo ele vai ficar e tal. Então, é cada vez mais necessário se colocar no lugar desse usuário, do seu serviço, do seu produto, do seu destino”, destaca o diretor. “É fundamental para poder desenhar e planejar de ponta a ponta, Finger to Finger, ou rodoviária para rodoviária, de estrada para estrada, enfim, por onde ele veio”, completa Lages, lembrando que 70% das viagens no mundo são de lazer.
O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, reforçou que o Plano de Turismo deve se ancorar na máxima que diz que “cidade boa é aquela que a gente quer viver e viver bem”. “Vamos ser objetivos para que, ao final, resulte num documento que seja importante para a nossa capital”, observa.
Apesar da natural vocação turística, Maceió nunca teve um Plano Municipal de Turismo, o que deixa os empreendedores do setor sem uma bússola oficial que aponte para qual caminho trilhar numa nova tomada de investimentos.
“Esse vai ser o nosso primeiro Plano Municipal de Turismo. E a oficina de Canvas teve uma sinergia muito boa, que vai produzir muitas ações importantes para Maceió”, aposta a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca.
Também participaram do encontro o diretor administrativo e financeiro da instituição, Roberval Cabral, a analista da UCD, Amanda Pinto, e a secretária-adjunta de Turismo de Maceió, Josi Mendes.
Mais turismo
Além de Maceió, o Sebrae também se debruça sobre o turismo no interior de Alagoas. Amanda Pinto revela que nessa sexta-feira (6) será realizada uma oficina de Canvas com foco no município de União dos Palmares, onde está localizado o Parque Memorial Zumbi dos Palmares. O município também quer estar preparado para as vendas de final de ano, e por isso procurou o Sebrae para alinhar estratégias de incentivo ao comércio local.
Atendimento Sebrae
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416