Para discutir a regulamentação das licenças ambientais para empresas do Núcleo do Setor Automotivo do Programa Empreender, promovido pelo Sebrae Alagoas e a Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas), empresários e representantes de diversos órgãos participaram de uma reunião na última terça-feira (9), na Associação Comercial Empresarial Miguelense (ACEM), no município de São Miguel dos Campos.
Entre as pautas discutidas estavam a regulamentação das licenças ambientais, o programa de conscientização ambiental; promoção de consultorias e capacitações, por meio do Sebrae, para regulamentar as licenças dos empresários. A reunião também teve como objetivo unificar as ações entre a gestão municipal e a entidade que representa o comércio para fortalecer o ambiente empresarial local.
Articuladora do Programa Empreender em São Miguel dos Campos, Vanessa Dantas, ressaltou a importância da reunião e da articulação com empresários do setor com o núcleo do programa para capacitá-los na gestão de resíduos visando melhorias para o meio ambiente e buscar as devidas licenças.
“Diante da ‘dor’ deles causada pela aplicação de penalidades através do órgão de esfera estadual, pela falta da regulamentação das licenças ambientais, vi a oportunidade de sensibilizar os empresários mostrando a importância de unir o setor para solucionar o problema conjunto e não de forma individual. Com isso, fiz o porta a porta, ouvi o empresário e captei as demandas e apresentei a solução do problema através da formação do núcleo setorial automotivo”, afirma.
Vanessa ainda reforça que a parceria com o Sebrae e outras entidades comerciais é de extrema importância, sobretudo após a criação de um portfólio de soluções para apresentar aos empresários. Ela também enfatiza outros desdobramentos da reunião.
“Um próximo encontro ficou agendado com os empresários para apresentação das propostas das consultorias para regulamentação das licenças ambientais. Também foi realizada uma reunião junto a gestão do município, para solicitar um suporte na intermediação com o órgão de fiscalização ambiental do estado”, conclui.
Ainda participaram da reunião a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Pauline Reis; os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Miguel dos Campos, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Carlos Barroso e Manoel Lima; o presidente da ACEM, Pheliphe Veiga; os representantes da Federalagoas, Clea Carvalho e Rogério Nonô, e os empresários que estavam representando o setor automotivo.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416