ASN AL
Compartilhe

No mês da mulher, Sebrae Alagoas promove ações sobre Empreendedorismo Feminino

Programação conta com diversas capacitações e palestras em vários municípios alagoanos durante todo o mês de março
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, o Sebrae Alagoas deu início a uma série de capacitações, cursos e palestras envolvendo a temática do Empreendedorismo Feminino. A programação começou no município de Campo Alegre, na noite de terça-feira (08) e seguirá pelo estado a fora até o dia 31 de março. 

Em Campo Alegre, a programação contou com dois eventos: com a palestra ‘Conhecendo seu Primeiro Negócio: Você!’, realizada no auditório da Secretaria de Educação e ministrada pela consultora de empresa credenciada ao Sebrae, Desirée Farah, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching e atuante na área de análise comportamental. A segunda palestra foi ministrada na Escola Felizardo Souza Lima no distrito de Luziapólis e teve como tema as ‘Finanças para Empreendedoras’. 

Na quarta-feira (09), a programação terá início na Escola Estadual Soares Pinto em Pão de Açúcar, com a palestra ‘Educação Sexual, Diversidade e Inclusão: Impactos socioambientais’, apresentada por Milka Freitas, educadora em sexualidade, empreendedora de impacto socioambiental, psicóloga e produtora de conteúdo. 

Nesta sexta-feira (11), a agenda terá continuidade no município de Palmeira dos Índios com as palestras ministradas pelas especialistas Desirée Farah e Milka Freitas. Desirée Farah ainda irá apresentar sua palestra na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDECTI), em São Miguel dos Campos, no dia 29, às 19h.  

Além disso, a Desirée Farah e Milka Freitas também levarão, respectivamente, seus temas no dia 31, para o auditório da OAB Arapiraca e para Câmara Municipal Djalma Barros, em Coruripe. 

Seminários Elas Fazem História 

A programação do mês da mulher seguirá com o Seminário Elas Fazem História. O primeiro, será realizado no dia 15 de março, no Sesc Arapiraca, das 9h às 12h, com a palestra de Camilla Telles, abordando temas como empreendedorismo, liderança feminina, inteligência emocional e habilidades pessoais. 

Camilla é empresária, produtora rural e é considerada uma defensora do Agro Brasileiro. Comunicadora, formada em Relações Públicas com especialização em Marketing Estratégico, tem atuado no combate à desinformação em relação ao Agro, com vídeos publicados que têm mais de 1 milhão de visualizações, atingindo também o público que não tem convívio com o setor. 

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/seminario-elas-fazem-historia—arapiraca__1495685

O segundo seminário será realizado em Maceió, no dia 19 de março, na sede do Sebrae Alagoas, das 13h às 18h e contará com palestras de: Natália Leite, jornalista e empreendedora, cofundadora da Sonata Brasil e da Escola de Você, primeira plataforma digital dedicada ao desenvolvimento de autoestima e liderança feminina no Brasil; Janaína Ramos, empresária da Panos de Cordel, página virtual no Instagram especializada em retratar a cultura nordestina em panos de prato, tapetes, jogos americanos e outras peças; Rosiléa Viana, empresária e criadora da primeira Afroloja Colaborativa de Maceió, a Divinas Pretas; além da palestrante Milka Freitas. 

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/seminario-elas-fazem-historia—maceio__1493581.  

Empodera Ela 

A programação também contará com mentorias e consultorias por hora marcada nos dias 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de março, no N3 Coworking, no Parque Shopping Maceió, dentro da programação do ‘Empodera Ela’, parceria do Sebrae Alagoas com o shopping. Os temas das mentorias serão: Formalização como Microempreendedora Individual (MEI), das 10h às 14h; Mídias Digitais, das 18h às 22h; Canvas, das 14h às 18h; Vendas, das 17h às 21h, e Finanças, das 17h às 21h. 

O evento ainda trará as palestras ‘Educação Sexual, Diversidade e Inclusão: Impactos socioambientais’, nesta quinta-feira (10), das 19h às 20h, com Milka Freitas; no dia 16, ‘Posicionamento Digital para Mulheres Empreendedoras’, das 19h às 20h, será apresentada pela advogada e jornalista Meline Lopes. 

No dia 21, o professor da Unifacs, Alexandre Sales, apresenta a palestra ‘Saúde Mental da Mulher e Mercado de Trabalho’. Já no dia 23, Desirée Farah ministra ‘Conhecendo seu Primeiro Negócio: Você!’, das 19h às 20h. Por fim, de 28 a 31 de março, será a vez do Curso Mulher Empreendedora, das 18h às 22h. 

Curso Mulher Empreendedora 

O Curso Mulher Empreendedora também será ofertado na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió, de 22 a 25 de março, em quatro encontros:  

Encontro 1 – Fortalecendo a identidade feminina: um olhar sobre o universo feminino; evolução da condição da mulher e do princípio feminino na história humana; 

Encontro 2 – Cultivando a autoestima: ampliação do autoconhecimento; aprendendo a cultivar a autoaceitação; o autocuidado e a autoestima no dia a dia; 

Encontro 3 – A mulher e o empreendedorismo: definições básicas; características do comportamento empreendedor; mulheres empreendedoras e suas histórias; o empreendedorismo na mulher. 

Encontro 4 – Tornando-se uma mulher empreendedora: perfil da empreendedora; autoavaliação dos talentos e potenciais; levantamento de oportunidade para empreender; elaboração de um plano de ação básico. 

Mais informações sobre inscrições e valores no site: https://www.sympla.com.br/evento/mulher-empreendedora/1491304.  

A analista da Unidade de Soluções e Inovação e gestora do programa Sebrae Delas do Sebrae Alagoas, Erica Pereira, destaca a importância da realização de eventos que abordam o empreendedorismo feminino através de palestras, cursos e mentorias ligadas ao tema neste mês de março. 

“A ideia é mostrar para as mulheres que empreendem ou pensam em empreender, que através desses momentos elas adquirem não apenas conhecimento, mas também oportunidades que estão à disposição delas no Sebrae, ampliando o repertório de oportunidades para os seus negócios. Sem contar que ao participarem de eventos como esse elas acabam fazendo networking, compartilham experiências do dia a dia, fortalecem a rede consumidora e geram redes de apoio entre elas”, conclui a analista.