ASN AL
Compartilhe

Maturidade Digital: por que as empresas devem conhecê-la para agir no ambiente digital?

Saber esse nível é fundamental para entender a fase de transformação digital em que as empresas estão inseridas
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Maturidade digital é o termo utilizado por gestores quando querem se referir ao nível de entendimento e integração das tecnologias em uma empresa. Com os avanços da tecnologia é cada vez mais necessário que as micro e pequenas empresas conheçam bem em que nível estão para que possam analisar os seus desempenhos e, assim, realizem ações no ambiente digital para ter melhores resultados.

Para conhecer os níveis de maturidade digital, as empresas contam, atualmente, com diversas metodologias e ferramentas. Saber esse nível também é importante para entender a fase de transformação digital em que as empresas estão inseridas e contribuir nas tomadas de decisões relacionadas à investimentos em tecnologias e força de trabalho, entre outros aspectos. É o que revela a gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas (USI), Liza Bádue.

“A maturidade digital é um estágio avançado da transformação digital e, por isso, fala da cultura da empresa, que envolve pessoas, tecnologias, inovação, consumidores, concorrência, processos e fatores de mercado”, afirma.

Ainda segundo ela, as metodologias buscam analisar questões relacionadas à integração das tecnologias e as novas formas de se fazer negócios considerando o desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação.

“Esses níveis de maturidade devem analisar equipes, pessoas, a capacidade de dinamismos e adaptação das pessoas. Processos, planejamento, métodos, novos modelos de negócios, mercado, concorrentes, consumidores, tecnologias e outras questões”, destaca Liza.

A gerente da USI ressalta que uma boa dica é começar entendendo a jornada do cliente, quais são as demandas que a empresa não está atendendo e como o cliente quer ser atendido.

“A maturidade digital é a relação direta das tecnologias com as novas formas de consumo e as novas demandas do mercado. Então, comece pensando no cliente, no seu cliente. E, lembre-se, certamente, não é necessariamente agora que você deverá investir em alta tecnologia. Sua empresa já utiliza as diversas ferramentas digitais disponíveis gratuitamente no mercado? Você está investindo tempo pensando no futuro do seu negócio?”, questiona.

Liza Bádue reforça que avaliar a posição no mercado é uma missão para qualquer empresa. “O empreendedor precisa refletir se o negócio estará de pé nos próximos meses, anos. Precisa saber a relevância do seu produto ou serviço no mercado. Assim, todo empresário precisa pensar o negócio com foco em alto desempenho e para isso precisa ser um negócio preditivo e adaptável. A maturidade digital, em elevados níveis, proporciona conhecimentos, comportamentos e técnicas que projetam os negócios para alcances de taxas elevadas de crescimento e com isso mais lucro”, enfatiza.

Conhecer o nível de maturidade digital antes de agir no ambiente digital também é de extrema importância. “Isso ajuda a ter um posicionamento de mercado, saber aonde e como chegar e, principalmente, ser capaz de mudar a rota para atingir o alto desempenho para se posicionar de forma relevante no mercado onde os modelos de negócios mais eficientes são baseados na experiência do cliente. Esses modelos são eficientes, flexíveis e adaptáveis. As tecnologias são ferramentas importantíssimas e sua empresa pode iniciar essa jornada com o que tem disponível no mercado, muitas vezes, de forma gratuita”, completa.

Avanço das tecnologias

A velocidade com que novas tecnologias surgem é exponencial. Por isso, Liza lembra que uma pequena empresa pode acompanhar esse ritmo através do conhecimento do nível de maturidade digital e da utilização dessas tecnologias, que muitas vezes estão nas mãos dos empreendedores, como Google, Instagram, Facebook e WhatsApp.

“Essas tecnologias ajudam os empresários a serem preditivos. É preciso investir tempo entendendo as respostas que o cliente traz quando interage com seu negócio e utiliza essas mídias digitais. Assim, o empresário poderá atender à necessidade dos clientes de forma mais ágil e assertiva. A tecnologia avança rápido porque as novas necessidades surgem rapidamente. Se o empresário conseguir prever as novas necessidades ele certamente sairá na frente”, conclui.

De acordo com Liza, o Sebrae Alagoas auxilia o empresário a entender como o negócio pode se posicionar nesse mercado competitivo, desde o planejamento até a sua presença digital.

“Entender a sua jornada digital é fundamental para que o negócio possa ser mais ágil nesse tempo tão veloz. E lembre-se: velocidade é atender a necessidade do seu cliente garantindo uma excelente experiência. A tecnologia vai ser sua parceira nesse processo e o Sebrae também”, finaliza.

Para auxiliar nesse processo eficiente de jornada digital, o Sebrae disponibilizou uma ferramenta para que o empreendedor alagoano possa analisar o nível de maturidade digital do seu negócio. É gratuito e on-line. Basta clicar neste endereço: https://diagnosticodigital.sebraesp.com.br/

Atendimento Sebrae

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito: (82) 99162-5416