A liderança é uma das principais características inerentes aos empreendedores. Desenvolver essa qualidade liderando uma micro e pequena empresa em tempos de pandemia se torna uma tarefa ainda mais desafiadora, dada a interrupção temporária e total das atividades de alguns segmentos, o que gerou mudanças no comportamento do empresário. Por este motivo, o Sebrae Alagoas traz algumas dicas para quem quer enfrentar esse desafio com uma maior assertividade e ainda inovar mais.
De acordo com a gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Liza Bádue, como a pandemia atingiu drasticamente a saúde mental das pessoas, para liderar em tempos como estes é preciso que o líder seja mais engajado, sensível às necessidades dos colaboradores e empodere pessoas. Líderes assim conseguiram avançar ao aplicar formatos acolhedores e inovadores na relação de trabalho seja ela física ou virtual.
“Líderes que fortaleceram o ambiente de trabalho, empoderando as pessoas para que elas possam de forma segura trazer novas possibilidades para garantir resultados positivos, certamente, foram lideranças que contaram com a capacidade criativa e inovadora das pessoas. O desafio para o líder eficiente nesse momento foi relacionamento com colaborador e cliente final. As empresas com esse grau de comprometimento conseguem, em geral, performar seus resultados”, afirma.
Ela também deixou algumas dicas de pequenas ações que um empreendedor pode fazer no dia a dia para se tornar um líder melhor:
– Entenda o funcionamento do colaborador. Como ele se encontra? Qual o propósito dele na empresa? Como está a família?
– Se capacite em ferramentas importantes para o seu negócio, digitais e tecnológico;
– Invista em momentos colaborativos, criativos e conversas menos formais;
– Seja flexível. Entenda que as pessoas funcionam diferente;
– Suporte. Seja líder de suporte emocional, físico e tecnológico. Empatia é a jornada mais desafiadora desse líder. Um líder empático acolhe, estimula e cobra de acordo com a condição de cada colaborador.
Liza Bádue, ainda ressalta a importância de estimular a liderança nas micro e pequenas empresas, sobretudo incentivando projetos de inovação. “É imprescindível pensar em formas de liderar na perspectiva da inovação. Ambientes seguros psicologicamente, pessoas capacitadas e desafios que estimulem a performance das pessoas no negócio, muito possivelmente tornarão as micro e pequenas empresas mais inovadoras. As soluções inovadoras muito provavelmente nascerão dentro do negócio e através das pessoas. É preciso estar atento se você está compartilhando o melhor que o seu colaborador tem”, conclui Liza.
Quer saber mais sobre liderança e inovação nas micro e pequenas empresas? Baixe o nosso infográfico gratuito pelo site: https://mkt.blog.sebraealagoas.com.br/infografico-lideranca-b.
Atendimento remoto
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até dia 30 de abril. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416