ASN AL
Compartilhe

Lei cria Programa Municipal de Educação Empreendedora em Maceió

Iniciativa irá beneficiar estudantes da rede pública municipal de Maceió com aulas de educação empreendedora
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

A Lei Municipal nº 7.142, de autoria da vereadora por Maceió Olívia Tenório e promulgada em 31 de março, por meio de articulação da Rede Global de Empreendedorismo (RGE) e do Sebrae Alagoas, institui o Programa Municipal de Educação Empreendedora. Esse programa tem como missão inserir e disseminar nas escolas da rede pública municipal de Maceió ações pedagógicas para o desenvolvimento do comportamento empreendedor e participativo dos estudantes. 

A Lei foi elaborada pela RGE, que é formada por outros parceiros além do Sebrae, como Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), Federac¸a~o das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (FEJEA), Júnior Achieviement, além de faculdades como a Estácio e o Cesmac, e também parceiros como a Redes de Saberes. 

Após aprovação e publicação da lei, agora, em parceria com o Sebrae e demais membros da Rede Global de Empreendedorismo, um plano de ação deve ser elaborado para que ela saia do papel e passe a valer na prática. A elaboração do plano terá início no próximo dia 14, quando representantes da Rede, do Sebrae e da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) irão se reunir com a vereadora Olívia Tenório. 

De acordo com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Sílvia Chamusca, a partir do convênio firmado entre o Sebrae e a Semed Maceió para implementação de educação empreendedora, o plano de trabalho será adaptado para atender à Lei com ações de capacitação para professores e alunos da rede pública municipal. 

A analista ainda falou sobre a importância do programa para incentivar o empreendedorismo entre os alunos desde a infância e, assim, gerar cidadãos com essa mentalidade.

“O programa possibilitará a formação de uma nova geração capaz de empreender de forma sustentável e inovadora e de ser protagonista de sua própria história, além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade como um todo. O Sebrae hoje lidera a Rede Global de Empreendedorismo em Alagoas e isso tem ampliado nossas parcerias e a capilaridade do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae em todo o estado”, afirma Sílvia Chamusca. 

RGE em Alagoas

Criada para fortalecer ecossistemas de empreendedores em todo o mundo, a Rede Global de Empreendedorismo segue se estruturando e ganhando força em Alagoas.  

No estado, a RGE atua em três eixos: Educação Empreendedora – incentivando crianças e jovens a despertarem comportamentos empreendedores desde cedo, preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida; Empreendedorismo Inovador – apoiando e estimulando a sustentabilidade das iniciativas criativas no estado, articulando sua integração aos ecossistemas de Inovação; e Ambiente de Negócios – contribuindo com a melhoria do ambiente de negócios e um estado mais empreendedor.